O canto de sabiá tem um propósito bem claro, que é utilizado como forma de demarcar o território, na ideia de afirmar o local que está naquele momento.
Além disso, para os machos, o canto também é usado para atrair a atenção das fêmeas, e as fêmeas também cantam, mas com uma frequência menor se comparada aos machos.
No entanto, há uma curiosidade no sabiá, e se, desde pequena, a ave viver na mesma gaiola que outras espécies, existe a possibilidade de ocorrer alguma influência no tipo de canto que ela está aprendendo.
Isso porque, o canto passa a ser considerado como um canto impuro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitos o canto deste maravilhoso pássaro.
Canto do sabiá
Por que o canto do sabiá chama a atenção
O canto do sabiá é muito admirado por quem gosta de aves, o motivo? A melodia agradável do canto nos faz lembrar do som de uma flauta.
Além disso, o som marcante, a canção é mais harmônica quando estão em época de reprodução, por conta dos machos procurarem as fêmeas.
Geralmente eles cantam com maior intensidade na primavera e durante o dia, tanto ao amanhecer quanto ao fim de tarde.
Contudo, não é estranho escutá-los no período noturno, sobretudo nas grandes cidades, onde a dificuldade de se comunicarem é maior dada a poluição sonora.
Inclusive, os machos podem usar a noite ou madrugada para ensinarem a melodia correta aos filhotes.
Além disso, existe também uma lenda indígena sobre o canto de sabiá.
No entanto, começo da primavera, se uma criança escuta o canto dessa ave durante as madrugadas, isso significa que ela vai ser abençoada com amor, paz e felicidade.