O irerê (Dendrocygna viduata) é uma espécie de pato selvagem encontrada na África tropical, nas Antilhas e na América do Sul pertence a família Anatidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Ele também é conhecido como chega-e-vira, marreca-apaí, apaí, marreca-do-pará, marreca-piadeira, piadeira, marreca-viúva, apaleí, arerei, assoviadeira, chega-vira-e-sobe e cuchacha.
Além disso, a ave irerê medem cerca de 44 centímetros de comprimento e possuem plumagem de máscara, calça e luvas brancas, nuca e asas negras, flancos listrados, bicos e pés de chumbo.
Na fauna nacional, podemos citar o irerê como um dos patos mais conhecidos, seja por sua beleza ou por sua característica de abordar grande parte das áreas urbanizadas, além de seu canto típico e incomparável.
Características do irerê
O irerê tem cerca de 42 a 52 centímetros de comprimento e cerca de 71 a 80 centímetros de envergadura e pesa de 500 a 1,073 gramas.
O macho tem flancos cinzentos e nas costas algumas extremidades pretas e cinza, tem uma mancha branca brilhante nas asas superiores, fácil de ver quando está em voo ou em repouso.
Além disso, ele tem um peito rosa, barriga branca, e uma cabeça de castanha com uma coroa creme.
A fêmea é marrom claro com plumagem muito parecido com uma fêmea da Piadeira-americana.
Esta ave pode ser distinguida facilmente da maioria dos outros patos além da Piadeira-americano, no entanto essa espécie tem uma cabeça mais pálida e branca em sua asa posterior.
Reprodução do irerê
O irerê se nidifica no solo, em meio a uma vegetação de campos com lagos.
Além disso, a fêmea coloca de 8 e 14 ovos, e o macho pode ajudar a chocar e o casal cuida em conjunto dos filhotes.
Alimentação
A ave irerê se alimenta de pequenas sementes de plantas aquáticas e gramíneas (trigo, milho, centeio, caniço, cana-de-açúcar, alfafa, aveia, arroz e cevada), encontradas em brejos rasos e margens de lagos.
Além disso, a sua dieta inclui ainda invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.
Canto do irerê
Para ouvir o canto do irerê basta clicar no botão play.
O irerê é bem conhecido pela sua beleza e pelo fato de se aproximar muito das áreas urbanas, seu canto típico lembra muito som de um apito ou som de de brinquedos de borracha.
Além disso, a sua vocalização que lhe empresta o seu nome irerê ou paturi, muito agudo e alto.
Fotos do irerê
Distribuição geográfica
O irerê habita região tropical da América do sul até a Bolívia, Argentina e Uruguai, todo o Brasil, abundante inclusive no sul do país, também na África de onde colonizou a América do Sul.