A araponga (Procnias) é uma ave da família cotingidae e do género Procnias, conhecida por guiraponga, ferreiro ou ferrador.
A espécie esta presente no Brasil, Paraguai e também na Argentina, realiza um som similar ao de um martelo numa bigorna.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta espécie é conhecida em todo o Brasil através do seu grito alto e estridente.
Em demais regiões do país, a araponga imita com excelência o trabalho de um ferreiro, primeiramente com uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre a bigorna.
Espécies:
Confira a seguir as três espécies da araponga encontradas no Brasil:
– Araponga (Procnias nudicollis): Esta espécie é a mais comum, mas não comum, vivendo desde as matas litorâneas da Bahia e Alagoas até o Rio Grande do Sul.
Além disso, o macho é todo branco, com garganta e laterais da cabeça esverdeadas , e essa fêmea é toda verde.
– Araponga-do-nordeste (Procnias averano): Esta espécie vive em Roraima e no Nordeste, onde está se tornando cada vez mais rara devido ao desmatamento de florestas, seu habitat natural e principalmente o tráfico de aves.
Alguns ecologistas e conservacionistas estão tentando conservar esta espécie.
As asas são pretas, o peito é branco, a cabeça é marrom e vários apêndices carnudos crescem de seu pescoço como se fosse uma barba, de onde vem seu nome popular arraia barbada.
– Araponga-da-amazônia (Procnias alba): esta espécie habita a Amazônia na região do Rio Negro, mas pouco se sabe sobre ela.
Foi recentemente encontrada em outras regiões da Amazônia, sugerindo que novas pesquisas podem revelar populações desconhecidas.
Por exemplo, estava localizada na Serra dos Carajás no Pará e também em Roraima.
Características da araponga
A araponga tem cabeça chata, boca larga e larga e bico curto, os machos adultos são inteiramente brancos
Exceto pelos lados nus da cabeça e da garganta, que são de cor verde jade com cerdas pretas raras; bico preto e pés castanhos, espessura média de 27 centímetros.
A fêmea adulta tem a parte superior verde-oliva com a cabeça cinzenta e a parte inferior amarela com riscas amarelo-esverdeadas e cinzentas.
A garganta é cinza onde se intercalam listras pretas, é menor que o macho. Amarelo cristal.
O bezerro se assemelha à fêmea, com cabeça e garganta pretas; substituindo sucessivamente as penas verdes por cinza-esverdeado e branco, este último em partes vermiformes de cinza.
O macho fica completamente branco aos 3 anos de idade.
Reprodução da araponga
O macho atrai as fêmeas pelo canto, o ninho é em formato de tigela rasa, semelhantes ao dos pombos silvestres.
Mas é a fêmea que cuida de tudo da construção do ninho à criação dos filhotes, em geral põe um único ovo.
Além disso, o período de incubação é de 23 dias, os passarinhos deixam o ninho pela primeira vez com quase um mês de vida.
Alimentação
A araponga tem uma abertura de bico bastante expressiva, e tem hábito alimentar essencialmente frugívoro (alimenta-se de frutos).
Além disso, ele desempenha um importante papel na disseminação de sementes e eventualmente, alimenta-se de insetos.
Canto da araponga
O canto desta ave é um grito metálico agudo (tééin) que lembra o som de um ferreiro batendo em uma bigorna com um martelo.
Normalmente uma nota é cantada a cada 10 segundos, mas uma sucessão de dezenas de tons por vários segundos.
Seu canto é muito forte, pode ser ouvido a centenas de metros e se comunica facilmente com outras espécies de uma colina a outra.
Como diferenciar a araponga fêmea do macho
Araponga MachoA araponga é uma ave com dimorfismo sexual, ou seja, o macho difere da fêmea.
Quando adulto, o macho tem penas brancas e cabeça preta.
Além de ser menor que o macho, a fêmea tem penas verde-oliva nas costas; penas cinzentas na cabeça e penas com tons de amarelo, cinza e preto no abdômen.