Sibite (Coereba flaveola) é um pássaro da família dos Coerebidae, a única espécie do gênero Coereba, conhecida como sebinho, cambacica, sebito, sibito, papo-amarelo, caga-sebo e mariquita.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, este pássaro pesa em média 9,5 g e mede de 10,5 a 11,5 cm, tem o bico fino, escuro e levemente curvo, pernas e cauda curtas, e sua coloração em geral segue o seguinte esquema.
A garganta do sibite é cinzenta, o peito e abdome amarelo-limão, o dorso vai do amarronzado ao cinza-chumbo escuro, e na cabeça, preta, destaca-se uma larga risca branca superciliar.
Características do sibite
O sibite é um pássaro que mede aproximadamente 10,5-11,5 centímetros e pesa cerca de 8-10 gramas.
O dorso deste pássaro é marrom-escuro e as asas e a cauda são marrom-escuras; as rêmiges primárias possuem leve bordeamento esbranquiçado, mais evidente na base.
Já o peito e o uropígio são amarelos e o ventre e o crisso são amarelo-limão, e por vezes esbranquiçados.
Além disso, a coroa e a face tem coloração negra; evidente faixa superciliar branca, garganta cinzenta e o bico é curvado e pontudo, negro e de base rosada.
Reprodução do sibite
O sibite faz ninho esférico que pode ser de dois tipos, segundo sua finalidade:
1) Construída pelo casal para reprodução, relativamente alta e bem acabada, com uma pequena entrada, voltada para cima e para baixo, coberta por um longo alpendre que veda a entrada, com um muro grosso e compacto de palha, folhas, gramíneas e teias de aranha.
No centro está a câmara de cria, cuja entrada às vezes é protegida por palha.
2) Construída para descansar e passar a noite, menor, mais plana, mais relaxada e com entrada ampla e baixa.
Põe 2 a 3 ovos brancos amarelados com manchas castanhas avermelhadas, a incubação é realizada exclusivamente pela fêmea.
Multiplica-se durante todo o ano e constrói novos ninhos a cada atitude.
Alimentação
Este pássaro se alimenta de néctar, frutas e artrópodes.
No entanto, para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários.
Dessa forma a visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair beija-flores e comedouros de frutas para pássaros.
O sibite aprecia muito banana, mamão, jabuticaba, laranja e melancia, daí vem seu nome em inglês.
Hábitos
O sibite vive solitária ou aos pares e é bastante ativa, mas também pode ser vista em pequenos bandos, ele toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso.
Canto do sibite
Fotos do sibite
Distribuição geográfica
É encontrado em quase todas as regiões do país e pode estar ausente de extensas regiões florestais como a Amazônia ocidental e central.
Pode ser encontrada no sudeste do México, América Central e Caribe, e todos os países da América do Sul, exceto Chile e Uruguai. Raro nos EUA (Flórida) e Cuba.