A codorna chinesa (Coturnix adansonii) é uma ave pertencente à família Phasianidae esta é a menor espécie de codorna verdadeira e seu habitat natural abrange o Sudeste Asiático e a Oceania.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
A codorna chinesa é uma ave que está amplamente disponível no mercado hoje. É
uma ave dócil e fácil de criar e é pequena, medindo aproximadamente 11 a 13 centímetros.
Características da codorna chinesa
Uma característica comum à maioria das codornas e a docilidade das codornas chinesas as torna ideais para a coabitação em viveiros com outras aves como periquitos, calopsitas e outras.
Além disso, a chinesa é uma espécie de faxineira, pois aproveita as sementes deixadas por outros pássaros e insetos invasores.
O macho da espécie é o mais colorido de todas as espécies de codorna conhecidas.
Sua cabeça é de um tom intenso de azul, clareando na plumagem superior, como se fosse um manto, na plumagem inferior a coloração é marrom avermelhada.
Reprodução da codorna chinesa
A codorna chinesa apresenta dimorfismo sexual que facilita a diferenciação sexual mesmo aos 25 dias de idade.
A codorna chinesa tem cerca de 11 a 13 cm de comprimento e, portanto, muito pequena.
A codorna chinesa começa a postura tão cedo quanto 35 dias de idade na primavera, quando começam a se reproduzir.
É uma ave de porte baixo e geralmente 6 a 10 ovos são produzidos com o período de incubação em torno de 16 dias.
Habitat
Esta espécie de codorna habita parte do sudeste asiático e Austrália.
Alimentação
A dieta destas aves pode variar à base de sementes e pedaços de vegetais.
Como criar a codorna chinesa
A codorna chinesa pode ser criada ao ar livre e em aviários, esta espécie geralmente gosta de muito espaço para passear livremente, então separe um quarto que esteja equipado com bebedouros e tigelas de comida e permita esse movimento.
Porém, tome cuidado com o tamanho do bebedouro que você vai instalar no seu aviário, pois é uma ave pequena as chances de se afogar são muito altas.
A dieta destas aves pode variar à base de sementes e pedaços de vegetais, as codornas chinesas normalmente se reproduzem a maior parte do ano.
Em geral, as fêmeas não incubam seus ovos, eles os colocam em buracos por um período de 16 a 18 dias e, em seguida, nascem codornas precoces, que requerem cuidados especiais.
As codornas precoces dependem da comida dos pais por cerca de quatro semanas, após as quais podem sobreviver sem muito cuidado.
Esses filhotes devem ser alimentados com uma dieta rica em proteínas.
Como montar seu criatório de codornas chinesas
- O primeiro passo é encontrar fornecedores confiáveis para comprar codornas chinesas.
- Monte sua granja com bastante espaço para as aves se movimentarem, com bebedouros pequenos, comedouros e cercas apertadas para evitar que as codornas fujam, o teto do viveiro deve ser coberto.
- A água do bebedouro deve ser trocada diariamente.
- Alimente as codornas jovens com bastante proteína, para as aves mais velhas, dê sementes, legumes e frutas, deixando a comida constantemente exposta.
Para distinguir uma codorna fêmea de uma codorna macho, você precisa observar uma coloração diferente que está presente apenas nas codornas macho. Existem manchas pretas e brancas no pescoço.