Pinguim-saltador-da-rocha ( Eudyptes chrysocome) é uma ave da família Spheniscidae conhecido como pinguim-de-penacho-amarelo é uma espécie de pinguim próxima do pinguim-macaroni.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave.
Além disso, esta é uma espécie tem uma população estimada em 3,5 milhões de casais mas é considerada vulnerável, devido a uma redução de cerca de 24% nos últimos trinta anos.
O pinguim-saltador-da-rocha é uma espécie de pinguim de tamanho pequeno que é semelhante em aparência ao pinguim real ligeiramente maior e ao pinguim-macaroni.
Características do pinguim-saltador-da-rocha
O pinguim-saltador-da-rocha têm partes superiores cinza-acinzentadas e uma sobrancelha reta e brilhante, terminando em longas plumas amareladas projetando-se para os lados atrás de um olho vermelho. Seus bicos são geralmente de cor laranja / vermelho.
Além disso, esta ave mede até cerca de 55 centímetros e caracteriza-se por plumagem branca e preta e sobrancelhas de cor amarela que terminam em longas penas da mesma cor.
Contudo, assim como outros pinguins, os saltadores têm uma defesa em camadas contra o frio.
Esta espécies de pinguim possui uma camada substancial de gordura, seguida por uma camada de baixo na pele que mantém o calor.
Reprodução do pinguim-saltador-da-rocha
Quando a temporada de acasalamento da primavera começa, ondas e ondas de saltadores deixam seus campos de caça no mar (onde passaram meses forrageando) em costas rochosas que geralmente são muito ásperas para outros animais, tornando-os um refúgio bastante seguro.
Além disso, o acasalamento específicas da espécie são chamadas de vocalizações extáticas. Isso chama a atenção para o pássaro e anuncia suas intenções.
Os pinguins-saltadores-da-rocha acasalam com os mesmos parceiros dos anos anteriores, os pinguins geralmente acasalam na primavera ou no final do verão, permitindo que os jovens zarpem no meio do verão.
Alimentação
O pinguim-saltador-da-rocha é uma ave carnívoro que, como todas as outras espécies de pinguins, sobrevive com uma dieta composta apenas por animais marinhos.
Krill e pequenos crustáceos compõem a maior parte da dieta dos pinguins mantis, juntamente com organismos maiores, incluindo lulas e várias espécies de peixes.
Os pinguins-raposa podem ficar no mar por dias enquanto caçam e pescam por comida mergulhando na água por minutos.
Ameaças
O pinguim saltador de rochas não tem predadores naturais terrestres, pois os pinguins saltadores habitam ambientes bastante hostis inabitáveis para outros animais.
Grandes focas leopardo caçam pinguins da floresta na água junto com grandes tubarões e orcas.
A população de pinguins saltadores também é severamente afetada pela caça furtiva humana e é facilmente afetada por mudanças de água decorrentes de derramamentos de óleo e poluentes químicos.
Comportamento do pinguim-saltador-da-rocha
O pinguins-saltadores-da-rocha são os pinguins mais agressivos e numerosos. Eles escondem a cabeça sob as asas enquanto descansam.
Além disso, os pinguins saltadores deixam a colônia de reprodução no final do verão ou no outono e passam de 3 a 5 meses no mar procurando comida.
As asas do pinguim são usadas exclusivamente para nadar, essas aves marinhas não voam, seu grito alto, sua vocalização extática, é usada para anunciar sua presença, atrair um parceiro ou anunciar os limites de seu território.
Além do som, esses pássaros balançam a cabeça e deixam suas sobrancelhas amarelas voarem em uma auréola para atrair um parceiro.
Fotos do pinguim-saltador-da-rocha
Distribuição geográfica
Os pinguins saltadores são encontrados nas regiões subantárticas e oceânicas do sul da Índia e do Pacífico, as regiões ocupadas pelo pinguim saltador dependem da espécie.
O saltador ocidental ocorre na ponta da América do Sul; os saltadores orientais correm nas ilhas subantárticas do Oceano Índico e do Pacífico ocidental; e as corridas de pingüins saltadores do norte nas ilhas de Tristão da Cunha e sobre Amsterdã e as ilhas de São Paulo.