O flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus) é uma ave da ordem Phoenicopteriformes e da família Phoenicopteridae conhecido como flamingo-dos-andes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O flamingo-andino é uma espécie de ave que está listada como vulnerável porque sofreu um declínio rápido da população ao longo dos últimos três gerações, devido à exploração e ao declínio na qualidade do habitat.
Além disso, a exploração já diminuiu e dados de pesquisas recentes sugerem que a população é agora estável, e no entanto, continua a ser muito empobrecido em comparação com números anteriores.
Características do flamingo-andino
Os flamingos andinos são aves de médio porte e não pesam mais que 3 quilos, e a sua mais marcante é a cor roseada no corpo.
Além disso, essa coloração é encontrada facilmente na ave, exceto na parte inferior de suas asas, pois nessa parte do corpo o animal possui uma coloração mais próxima do vinho.
Já os adultos possuem uma coloração rosa com exceção das penas inferiores da asa, que possuem um tom lináceo, e dos ápice do bico, que possui coloração preta, enquanto o restante é amarelo vivo.
Reprodução do flamingo-andino
A época de acasalamento coincide com a estação chuvosa, após os machos selecionarem uma fêmea, eles iniciam uma dança, limpando-se com a cabeça para impressionar a fêmea escolhida. Após a formação dos pares, ocorre o acasalamento.
Alimentação
O flamingo-andino se alimenta de crustáceos, pequenos animais invertebrados, peixes, e, principalmente de algas.
Habitat
Esta espécie de flamingo habita em lagoas, lagunas e regiões costeiras.
Canto do flamingo-andino
Fotos do flamingo-andino
Distribuição geográfica
O flamingo-andino pode ser encontrado no Brasil em uma pequena parte do oeste e no Rio Grande do Sul na região da Lagoa dos Patos, no leste de Santa Catarina, foz do rio Tijucas, praias de lama em Governador Celso Ramos.