O canto do quetzal é triste e emite um som de whoo, whoop esta é uma ave pequena, geralmente o comprimento do corpo incluindo a cauda não ultrapassa os 35 centímetros, mas os machos têm uma peculiaridade.
Tem duas longas penas que se projetam da cauda e às vezes se projetam do comprimento da cauda.
Os machos se distinguem não só por esta característica, como possuem uma cor bonita, brilhante e mais variada que as fêmeas.
O corpo do macho é coberto por uma plumagem verde brilhante com uma tonalidade dourada com brilho metálico e peito, a barriga é pintada de vermelho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do quetzal.
Nas florestas montanhosas do sul do México no Panamá esses pássaros amam sua liberdade é o símbolo do Estado da Guatemala, bem como o símbolo nacional da liberdade.
Nos dias do império asteca era considerado uma ave sagrada, e ela representava o deus do ar, as pessoas desse período usavam as penas longas em uma variedade de rituais.
Vale a pena notar que os astecas nunca mataram o quetzal deificado: eles arrancavam suas penas e eram soltos na natureza.
Após a derrota do Império em 1521, os quetzais foram impiedosamente exterminados e constituíram uma espécie em extinção.
Hoje a situação continua dramática e acrescentou outro problema – a destruição dos únicos habitats, a floresta tropical.
Esta bela e bela ave agora é muito rara e listada no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas, tudo devido ao fato de que as pessoas continuam a derrubar florestas tropicais, que são seu único habitat.
Classificação científica do quetzal
O Quetzal (Pharomachrus mocinno) é um pássaro da família Trogoniformes conhecido como quetzal-pavão, surucuá-açu, surucuá-pavão.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Trogoniformes;
– Família: Trogonidae;