O caneleiro-da-guiana (Pachyramphus surinamus) é uma ave passeriforme da família Tityridae conhecido também como caneleiro preto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O caneleiro-da-guiana é uma espécie de caneleiro rara das copas de florestas úmidas e bordas de matas da Amazônia, onde se desloca aos casais e em grupos familiares.
Ele também pode ser encontrado nos seguintes países Brasil, Guiana Francesa e Suriname, exclusivamente a parte alta das florestas, e pelo hábito de associar-se a bandos mistos de outras aves.
Características do caneleiro-da-guiana
O caneleiro-da-guiana é uma ave que mede 14 centímetros de comprimento, esta espécie inconfundível, que apresenta dimorfismo sexual.
O macho da espécie é preto brilhante em toda a parte superior, com leve brilho azulado, e seu topete quando eriçado é brilhante com aparência escamosa.
Por outro lado a fêmea possui a coroa castanha-escura, pescoço e parte superior das costas cinza-pálidas, asas e cauda castanho-enegrecidas.
Além disso, em ambos, o bico é claro acinzentado, e os tarsos e pés cinza.
Reprodução do caneleiro-da-guiana
Esta espécie de caneleiro faz ninho esférico com a entrada voltada para baixo.
Alimentação
Esta espécie de pássaro é insetívoro, e se alimenta de insetos embora também possa se alimentar de alguns frutos.
Habitat
O caneleiro-da-guiana habita florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude
Canto do caneleiro-da-guiana
Fotos do caneleiro-da-guiana
Distribuição geográfica
O caneleiro-da-guiana é uma ave amazônica, que pode ser encontrada na Guiana Francesa, Suriname, sul da Guiana, alguns locais da Venezuela e na região norte do Brasil.
Já no território nacional, pode ser encontrada no centro e o norte da Amazônia, com um recente registro no estado de Rondônia, que representa uma extensão de sua distribuição geográfica ao sudoeste da Amazônia brasileira.