A asa-branca (Dendrocygna autumnalis) é uma ave anseriforme da família Anatidae, também conhecida como marreca-cabocla, marreca-asa-branca ou marajoara.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
No interior do Ceará, especialmente no norte/noroeste do estado, também é conhecido como Marreca-Verdadeira.
Esta é uma espécie encontrada na maior parte das Américas e distribuída na Amazônia brasileira.
Estas aves podem crescer até 48 cm de comprimento, têm o dorso enferrujado, testa cinzenta, barriga preta, asas com uma grande mancha branca visível em voo, bico e patas vermelhas.
Subespécies
A asa-branca possui duas subespécies reconhecidas:
– Dendrocygna autumnalis autumnalis: ocorre do Panamá até o norte da Argentina (principalmente a leste da Cordilheira dos Andes), no Paraguai e no Brasil.
– Dendrocygna autumnalis fulgens: ocorre do sul dos Estados Unidos da América no extremo sul dos estados do Texas e Arizona até o Panamá, esta subespécie difere da subespécie nominal basicamente por apresentar uma menor área cinza entre o ventre preto e o colar castanho do pescoço, além de outras diferenças menores.
Características da asa-branca
A asa-branca é uma ave que mede entre 43 e 53 centímetros de comprimento e pesa entre 652 e 1021 gramas.
Além disso, a sua face é cinzenta, a barriga é preta e tem grande mancha branca na asa, visível apenas quando a ave voa.
A asa-branca tem bico e pés vermelhos, e quando jovem, é pardo acinzentado, inclusive bico e pés.
Com relação ao dimorfismo sexual quanto ao colorido é pouco pronunciado.
Reprodução da asa-branca
A asa-branca costuma nidificar em ocos de pau, penachos de palmeia ou no solo, e ás vezes acontece de mais de uma fêmea botar em um mesmo ninho.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de pequenas sementes e folhas, gosta de arroz, apanha vermes, larvas de insetos e pequenos crustáceos.
Habitat
A asa-branca habita em capim baixo alagado e, às vezes, em manguezais.
Sente-se regularmente para descansar. É uma ave gregária que pode ser encontrada em grandes concentrações, atingindo milhares de indivíduos em determinadas épocas do ano.
Enormes bandos podem ser vistos voando à beira de uma represa ou se aquecendo ao sol.
Esses bandos se defendem mergulhando, principalmente quando a água é retorcida pelo vento, nessas ocasiões há ruídos que reforçam o silvo produzido pelo bater das asas.
Canto da asa-branca
O canto da asa-branca possui um assobio de quatro a cinco sílabas tjüi-tjüi-tji-tji-tji, repetido pelos membros do bando.
Fotos da asa-branca
Distribuição geográfica
A asa-branca pode ser encontrado do Texas à Bolívia, Brasil (em todos os Estados) e Argentina.