O Jacu de montezuma (Psarocolius montezuma ) é uma ave tropical do Novo Mundo da família Cracidae e da ordem Passeriformes.
Esta ave é residente das planícies costeiras do Caribe, do sudeste do México ao centro do Panamá, mas está ausente de El Salvador e do sul da Guatemala.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Também ocorre nas encostas do Pacífico da Nicarágua e Honduras e noroeste e sudoeste da Costa Rica.
Características do jacu de montezuma
O Jacu de montezuma adultos são principalmente castanhos com cabeça e garupa enegrecidas, e uma cauda amarela brilhante, além de duas penas centrais escuras.
Além disso, esta ave há uma mancha azul nua na bochecha e uma barbela rosa, a íris é marrom e o bico longo é preto na base com uma ponta vermelha.
Com relação as fêmeas são semelhantes, mas menores que os machos com uma barbela menor.
Já as aves jovens são mais opacas que as adultas e têm o bico mais pálido e menos demarcado e nenhuma subespécie é atualmente reconhecida.
Reprodução do jacu de montezuma
Enquanto as fêmeas nidificam, os machos lutam e defendem, e os machos foram classificados de acordo com o resultado de cada luta.
O macho alfa eventualmente expulsa todos os outros machos até que reste apenas ele.
Quando os machos alfa vão embora, os outros voltam e defendem as fêmeas até que ele volte.
Este tipo de sistema de acasalamento é semelhante ao dos mamíferos poligínicos, não das aves.
A fêmea põe dois ovos brancos ou amarelos com manchas escuras e os incuba sem o macho até que eclodam em 15 dias, os filhotes emplumam aos 30 anos.
Enquanto os filhotes ainda estão em seus ninhos, eles são alimentados principalmente com aranhas e outros artrópodes, sapos, lagartos e frutas.
Geralmente existem cerca de 30 ninhos em uma colônia, mas até 172 foram registrados.
Alimentação
O jacu de montezuma é uma ave onívoro que se alimenta de vertebrados, grandes insetos, néctar e frutas, incluindo bananas, espigas de Cecropia e gumbo-limbo.
Fotos do jacu de montezuma
Canto do jacu de montezuma
O canto do jacu de montezuma é dado durante a apresentação de reverência, e consiste em um borbulhar conversacional seguido de gorgolejos altos, tic-tic-glik-glak-GLUUuuuuu, ambos os sexos têm alto cack e crrrk.