A arara-de-garganta-azul (Ara glaucogularis) espécie de arara endêmica de uma pequena área do centro-norte da Bolívia, da família Psittacidae conhecido como Los Llanos de Moxos.
Além disso, esta espécie é patrimônio cultural da Bolívia, apontam que cerca de 350 a 400 indivíduos permanecem em estado selvagem.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Em geral as araras fazem parte de uma fauna muito bonita que integra as nossas florestas tropicais e planícies.
Características da arara-de-garganta-azul
A arara-de-garganta-azul possui 85 cm de comprimento e seu peso pode variar de 600 gramas até 1 kg.
Além disso, a sua coloração é muito similar dá arara-Canindé que ocorre no Brasil, sendo que a diferença está no azul turquesa que envolve amplamente toda a garganta.
Reprodução da arara-de-garganta-azul
O período reprodutivo da arara-de-garganta-azul é em agosto a novembro, enquanto a população do sul estaria em período reprodutivo de novembro a março.
Esta espécie coloca seus ovos em cavidades de palmeiras, e a fêmea coloca até 3 ovos e o tempo de incubação é de aproximadamente de 26 dias.
Alimentação
A arara-de-garganta-azul se alimenta de frutos e sementes.
Habitat
Esta espécie de arara habita nas florestas e savanas, sendo que sua sobrevivência e reprodução estão ligadas a palmeira, utilizada para alimentação e nidificação.
Curiosidades
A arara-de-garganta-azul é considerada como espécie exótica e possui um lindo azul turquesa na garganta, e também em outras partes do corpo, a característica marcante na garganta que caracteriza seu nome.
Além disso, quando filhote, a ave possui uma coloração totalmente diferente do adulto, a sua pele é descoberta de penas e a pele é totalmente rosada.
As principais ameaças desta espécie são a caça e a destruição e fragmentação de seu habitat.
Canto da arara-de-garganta-azul
Distribuição geográfica
Esta espécie é encontrada exclusivamente na Bolívia.