A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma espécie de arara da família Psittacidae conhecido como ararinha é uma ave endêmica da caatinga.
Também é encontrado no extremo norte da Bahia ao sul do Rio São Francisco, na região de Juazeiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a ararinha-azul ela possui coloração de tonalidade azul, e presença de uma faixa cinza que se estende da região superior de seu negro e curto bico até os olhos destacando a cor amarela da íris.
Esta é uma espécie que não há dimorfismo sexual nítido, ou seja fêmeas e machos são semelhantes.
Características da ararinha-azul
A ararinha-azul possui aproximadamente 57 cm, enquanto a arara-azul chega a até 1 metro.
Est espécie apresenta corpo azul, cabeça azul-acinzentada, íris amarela e bico negro.
Com relação ao ventre tem um tom pálido a esverdeado enquanto o dorso, asas e cauda tons mais vividos e as extremidades das asas e cauda são pretas.
Testa, bochechas e região da orelha são cinza-azuladas, o lórus e o anel perioftálmico são nus, e a pele é cinza escuro em adultos.
A cauda é proporcionalmente mais longa e as asas são mais longas e estreitas do que outras araras.
Reprodução da ararinha-azul
A ararinha-azul se reproduz em setembro e estima-se que os jovens comecem a sair do ninho aos 4 meses.
Alimentação
A ararinha-azul se alimenta de frutos e algumas sementes, flores, polpa, seiva e principalmente de sementes, sendo ao todo identificados 13 espécies de plantas na dieta do último indivíduo observado na natureza.
Curiosidades
Hoje é uma espécie considerada extinta na natureza de acordo com a Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e só é encontrada em cativeiro em todo o mundo.
Acredita-se que sua extinção na natureza tenha sido causada principalmente pelo comércio de animais e pela destruição de áreas de Caatinga por madeireiras e queimadas, acredita-se que existam pouco mais de 60 indivíduos em cativeiro.
Habitat
A ararinha-azul habitava o ambiente da caatinga, principalmente na região do vale do Rio São Francisco, onde foi avistada voando pela última vez em 2000.
Canto da ararinha-azul
Distribuição geográfica
A espécie foi encontrada principalmente na margem sul do rio São Francisco em matas de galeria dominadas por caraibeiras.
A área de registro histórico fica na região do médio São Francisco, no noroeste da Bahia, entre as cidades de Juazeiro e Abaré.