Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é uma ave da família Thraupidae, conhecido como tingê, sangue-de-boi, tiê-fogo, chau-baêta, japiranga e tapiranga.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha, é um símbolo da Mata Atlântica e uma das aves mais espetaculares do mundo.
Subespécies
Tiê-sangue possui duas subespécies reconhecidas:
– Ramphocelus bresilius bresilius: ocorre na Mata Atlântica, da Paraíba ao sul da Bahia, esta subespécie apresenta o dorso vermelho brilhante, sem estrias negras.
– Ramphocelus bresilius dorsalis: ocorre na Mata Atlântica, do Rio de Janeiro até Santa Catarina, esta subespécie apresenta a coloração do dorso com um vermelho mais escuro e estriado do que a subespécie nominal.
Características do tiê-sangue
O Tiê-sangue é uma ave que mede entre 18 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 27,9 e 35,5 gramas.
Com relação a plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que deu origem ao nome e a parte das asas e da cauda são pretas.
A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo a plumagem feminina menos conspícua, sendo marrom nas partes superiores e marrom avermelhada nas inferiores.
O macho imaturo se assemelha à fêmea em plumagem, mas o bico é todo preto em vez de marrom.
Uma característica importante do gênero Ramphocelus, que ocorre exclusivamente em machos, é o calo branco brilhante na base da mandíbula inferior.
Reprodução do tiê-sangue
Esta espécie produz na primavera e no verão, e torna-se sexualmente maduro aos 12 meses, mas a magnífica plumagem vermelha e preta dos machos não é adquirida até o segundo ano de vida.
Ele constrói o ninho na forma de uma cesta, muitas vezes forrada com materiais como fibra de palmeira, fibra de sisal, fibra de coco e raízes.
A fêmea põe 2 ou 3 ovos verde-azulados brilhantes com manchas pretas e um peso médio de 3 gramas.
Apenas a fêmea incuba, mas depois que os filhotes nascem, vários indivíduos alimentam a prole, inclusive os machos.
Seus ninhos são geralmente parasitados por espécies portadoras de esterco, a postura ocorre duas a três vezes por estação, com período de incubação de 13 dias, e os filhotes tornam-se independentes cerca de 35 dias após o nascimento.
Durante o acasalamento, os machos costumam erguer a cabeça na vertical, mostrando a maioria das brilhantes. Base das mandíbulas para atrair a fêmea.
Alimentação
O Tiê-sangue é uma ave frugívoro e se alimenta de frutas.
Hábitos
Esta espécie possui o comportamento semelhante ao da pipira-vermelha , porém vive mais aos pares do que em pequenos grupos e costuma frequentar comedouros.
Além disso, seu habitat é em capoeiras baixas, bordas de florestas, restingas e plantações, às vezes também em parques e praças de cidades.
Canto do tiê-sangue
Esta espécie não pertence àquelas com o canto mais bonito, a vocalização de chamada (ou aviso) é muito dura.
A música é um trinado melodioso de três sílabas, geralmente repetido sem pressa e ás vezes, algumas pessoas vocalizam juntas.
Fotos do tiê-sangue
Distribuição geográfica
O tiê-sangue é encontrado no Brasil e no Panamá, do Rio Grande do Norte a Santa Catarina.