A cegonha (Ciconia ciconia) é uma ave pertencente à família Ciconiidae, também chamada de cegonha comum, ela se caracteriza pelo seu grande tamanho e tem uma plumagem nas asas de preto e branco, e obtém uma cor vermelha nas pernas e no bico dos adultos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, a cegonha possui características similares às da cegonha negra, diferenciam-se pela cor de sua plumagem e em outros aspectos que depois poderão observar.
Origem
A cegonha é uma ave migratória que habita a Europa (norte até a Finlândia), partes da África e sudoeste da Ásia.
Espécies de cegonha
– Cegonha branca (Ciconia ciconia);
– Maguari (Ciconia maguari);
– Cegonha-stormi (Ciconia stormi);
– Cegonha-de-pescoço-branco (Ciconia episcopus);
– Cegonha marabu(Leptoptilos crumenifer);
– Cegonha preta (Ciconia nigra);
Características da cegonha
A cegonha é uma ave de grande porte, que pode ser capaz de atingir um comprimento de 100 a 115 cm e uma altura de 100 a 125 cm.
Com relação ao seu peso entre 2,3 e 4,5 kg. No entanto, assim como todas as cegonhas, suas pernas e pescoço são longos, assim como seu bico, é longo, reto e pontudo.
Além disso, tanto o macho quanto a fêmea têm uma aparência igual, mas os machos são maiores que as fêmeas.
Está coberta por uma bela plumagem branca, com o preto nas penas de voo e os guarda-la mas; a cor preta é devido à melanina.
As penas do peito são compridas, criando um colar que vai usá-lo no momento do namoro.
Esta ave tem íris marrom ou cinza e a pele que cobre os olhos é preta, quando atingir a idade adulta, seu bico será pernas vermelhas e vermelhas brilhantes, cuja coloração vem dos carotenoides em sua dieta.
Reprodução da cegonha
Cegonha se reproduz em áreas de vegetação aberta, com acesso a pantanosas lodosas; e a estrutura seu grande ninho nas copas das árvores, edifícios ou em plataformas artificiais criadas principalmente para esse fim.
Além disso, o ninho é construído com ramos e varas e tem um diâmetro de 0,8 a 1,5 m, uma profundidade de 1 a 2 m e quanto ao peso do ninho, é entre 60 e 250 kg.
Continuamente os ninhos são construídos em colônias cuja estrutura varia ao longo dos anos.
As cegonhas não consideram o ser humano como uma ameaça, então eles podem se aninhar perto de lugares frequentados por seres humanos.
No sul da Europa, os ninhos podem ser vistos em torres de igrejas e outros edifícios.
Alimentação
Esta ave se alimenta de insetos, peixes, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos e pequenas aves que são capturados no chão ou em águas rasas.
Habitat
As cegonhas habita em ambientes de águas pouco profundas, esta espécie de ave pode viver em campos úmidos, nas margens de rios e lagos, perto de lagoas e charcos ou zonas úmidas.
No entanto, as cegonhas costumam construir ninhos em lugares altos para assegurar o bem-estar dos filhotes.
Como as cegonhas se comunicam?
O ruído da cegonha constitui um som poderoso que emite quando abre e fecha rapidamente o pico, produzindo um chocalho rítmico, amplificado pelo seu saco gular que funciona como ressonador.
O crotoreo é uma forma de comunicação que utiliza essa ave, tornando-se mais forte quanto mais dura e adquire ritmos característicos de acordo com a situação.
Por exemplo, pode ser mais lento durante a junção e menor quando se lida com um sinal de alarme.
Aves adultas têm um som vocal característico, é um apito que mal pode ser ouvido; no entanto, as aves jovens podem emitir um apito mais alto, vários pios e um som felino “miau” que usam para pedir sua comida.
Fotos da cegonha
Distribuição geográfica
Certamente você já se perguntou onde a cegonha mora, essa ave tem uma ampla distribuição na Europa, norte da África e em algumas partes da Ásia ocidental.
Rotas migratórias expandem o alcance dessa espécie para muitas partes da África e da Índia.
Algumas populações dessa espécie de cegonha escolhem a rota migratória oriental, que passa pelo Oriente Médio em direção à África oriental e central.