O abelharuco-comum ( Merops apiaster ) é uma ave migratória da família Meropidae, conhecido também como abelharuco-europeu ou simplesmente abelharuco.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o abelharuco-comum possui duas populações indistinguíveis em aspecto, mas diferenciadas pela distribuição geográfica, a primeira destas populações nidifica na Europa até ao Sul da Rússia e Norte de África, migrando para o Sul deste continente.
Por outro lado, a segunda população, exclusivamente africana, nidifica na região do Cabo, migrando para Norte até à África central.
Características do abelharuco-comum
O abelharuco-comum é uma ave de tamanho médio com 25 a 30 cm de comprimento, é muito colorido, com plumagem de cores muito diversas.
O dorso é castanho escuro na zona da cabeça, com gradação de amarelo na zona posterior e asas; a garganta é amarela com uma fina borda preta; a zona do tórax e abdômen é azul claro; as asas são verdes com uma mancha central marrom clara; tem uma máscara preta ao redor dos olhos.
Reprodução do abelharuco-comum
A época de reprodução do abelharuco-comum ocorre entre Setembro e Dezembro, em ambas as populações, que convergem para o sul de África (na Europa, a reprodução ocorre em Maio e Junho).
Além disso, o ninho é construído num túnel, que pode atingir 2 metros de comprimento, escavado pelo casal no solo ou em bancos arenosos de rios.
Esses túnel é forrado com folhas ou restos de insetos, e a postura tem 2 a 6 ovos, incubados ao longo de cerca de 20 dias por macho e fêmea.
Alimentação
Os abelharucos-comuns têm uma alimentação baseada em insetos, principalmente abelhas e vespas.
Habitat
Esta espécie habita em florestas e bosques temperados e savanas, a ave possui hábitos gregários e pode ser encontrado em grupos de até 150 indivíduos.
Canto do abelharuco-comum
O canto do abelharuco-comum é ouvido especialmente nos meses mais quentes, ele emite som inconfundível e, portanto, é a primeira coisa que geralmente apreciamos em sua presença.
Fotos do abelharuco-comum