Abelharuco-de-cauda-azul: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
O abelharuco-de-cauda-azul (Merops philippinus) é uma ave pertencente a família Meropidae, essas aves são vistos principalmente em habitats abertos perto da água.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Adulto geralmente verde com cauda azul, máscara preta fina e garganta avermelhada; asas inferiores brilhantes e avermelhadas visíveis em vôo.
Juvenil semelhante, mas mais pálido, com pescoço marrom claro e cauda mais curta, sem as penas centrais alongadas da cauda dos adultos.
O pássaro voador tem uma forma distinta com asas largas e pontiagudas, cauda longa e bico longo. Nidifica colonialmente em bancos de areia.
Características do abelharuco-de-cauda-azul
O abelharuco-de-cauda-azul é um pássaro elegante e colorido, é predominantemente verde e seu rosto tem um hematoma estreito com uma faixa preta no olho e uma garganta amarela e marrom, a cauda é azul e o bico é preto.
Os três dedos externos são unidos em torno de suas bases, ele pode atingir um comprimento de 23 a 26 cm, incluindo as duas penas alongadas da cauda média, que podem ser apenas cinco centímetros mais longas que as dez penas restantes.
Esta espécie é geralmente encontrada perto da água e, como outros abelharucos, come principalmente insetos voadores, principalmente abelhas, vespas e vespas capturadas no ar por investidas de um poleiro aberto.
Eles também podem forragear em vôo sobre estuários, remansos e até mesmo o mar, mas não muito longe da costa, esta espécie provavelmente carrega abelhas e libélulas em números aproximadamente iguais.
Reprodução do abelharuco-de-cauda-azul
O ninho pode ter até 2 metros de profundidade, cerca de 5 a 7 ovos quase esféricos são postos, tanto o macho quanto a fêmea cuidam dos ovos.
Os pais guardam o ninho para evitar o parasitismo intraespecífico da ninhada e a cópula adicional do casal, esses pássaros também se alimentam e dormem juntos, um ou dois ajudantes podem se juntar ao casal reprodutor após o início da incubação.
Alimentação
O abelharuco-de-cauda-azul se alimenta de insetos, especialmente as abelhas, vespas e marimbondos, que são capturados no ar por saídas a partir de um poleiro em áreas abertas.
Além disso, estas espécies provavelmente leva abelhas e libélulas em números aproximadamente iguais, o inseto que estão presos são espancados no poleiro para matar e quebrar o exoesqueleto este hábito é visto em muitos outros membros da ordem Coraciiformes.
Habitat
O abelharuco-de-cauda-azul se reproduz em subtropical campo aberto, como campos agrícolas, parques ou arrozais.
Canto do abelharuco-de-cauda-azul
O canto do abelharuco-de-cauda-azul tem a voz a um doce e curto “torça-o”, às vezes dado em série, esse canto é semelhante ao da abelharuco-europeu.
Status de conservação da esspécie
O abelharuco-de-cauda-azul é uma ave que está listado como espécie de menor preocupação pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Fotos do abelharuco-de-cauda-azul
Distribuição geografica
A espécie tem uma faixa de reprodução irregular na Índia, Mianmar e partes do Sudeste Asiático, na Índia, eles são conhecidos por se reproduzirem em vários vales fluviais, incluindo os rios Godavari, Kaveri, Tunga Badra e Krishna, eles também nidificam nas partes orientais do Sri Lanka.