Abelharuco-purpúreo: características, comportamento, alimentação e habitat
O abelharuco-purpúreo (Meropogon forsteni) é uma ave da família Meropidae, esta é uma espécie endémica da ilha de Sulawesi na Indonésia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie que frequentemente é vista em clareiras no interior de florestas densas, é a única espécie do género Meropogon.
Seu nome científico homenageia Eltio Alegondas Forsten (1811–1843), que recebeu os primeiros espécimes no leste da Índia entre 1838 e 1842.
Características do abelharuco-purpúreo
O abelharuco-purpúreo é uma ave comprida e colorida, com cauda longa, bico longo e asas algo arredondadas, ele mede 25–26 cm de comprimento, excluindo os 6 cm das penas da cauda.
O macho adulto tem cabeça, rosto e peito roxos, as partes superiores, asas e cauda são verdes, exceto na área da nuca que é marrom avermelhada e as penas do meio da cauda são mais longas que as outras. A parte inferior do abdômen é marrom avermelhada e a parte inferior da cauda é marrom.
A fêmea adulta é semelhante, mas a parte superior do abdômen é marrom avermelhada, não roxa, os juvenis têm coroa e nuca verdes, rosto escuro e peito azulado. Eles não têm as longas penas centrais da cauda dos adultos.
Comportamento
O abelharuco-purpúreo tem movimentos sazonais, reproduzindo-se em terra durante a estação seca e deslocando-se para áreas costeiras durante a estação chuvosa.
Como outras espécies de abelhas, constrói seus ninhos em tocas de até 90 cm de profundidade cavadas nas margens de rios e falésias arenosas, mas não forma colônias.
Alimentação
Assim como outros abelharucos, alimenta-se de abelhas, vespas, libélulas e besouros apanhados em voo, os indivíduos caçam sozinhos ou em pares, em vez de em bandos, passando longos períodos de tempo em seus poleiros favoritos para sair em busca de suas presas.
Fotos do abelharuco-purpureo
Habitat
Esta espécie é endêmica de Celebes, onde a ave é frequentemente vista em clareiras na densa floresta tropical.