Abetarda-azul (Eupodotis caerulescens)é uma ave da família Otididae que pertence ao gênero Eupodotis, nativa da África do Sul .
Seu chamado é uma série de coaxos parecidos com sapos, geralmente emitidos durante o vôo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O seu habitat natural são pastagens de planalto , matagal seco , terras aráveis e pastagens. Seu habitat preferido é aquele com pastagens curtas e topografia plana.
Características da abetarda-azul
Mede 55cm de comprimento, pesando 1120-1612g .A abetarda-azul é a única abetarda a ter o pescoço e as partes inferiores totalmente cinza-azulados.
A cabeça desse tipos de abertadas tem numerosos ornamentos: o vértice é preto da testa à nuca. A sobrancelha e o rosto são brancos, com exceção de uma mancha preta semicircular que enfatiza o olho.
As penas eréteis da garganta são pretas, contrastando fortemente com a cor pálida dos lados da cabeça.
As partes superiores, da capa até a cauda , incluindo as coberturas das asas , são marrom-canela. A íris é marrom. O bico é cinza. As pernas são amarelo fosco. Os sexos são semelhantes .
Habitat da abetarda-azul
Abetarda-azul habitam principalmente regiões abertas, ou seja, pastagens com erva relativamente baixa , assim preservadas de incêndios ou pastagens.
Eles também são encontrados em savanas com arbustos pequenos, atrofiados e dispersos. Eles mostram uma certa preferência por extensões áridas do oeste, negligenciando de bom grado as pastagens alpinas úmidas e os solos ácidos localizados a leste.
Eles também vivem em campos cultivados e pastagens cobertas por plantações de árvores . Abetardas são aves típicas das terras altas, mais frequentemente encontradas acima dos 1500m de altitude.
Reprodução da abetarda-azul
A época de nidificação é muito longa e ocorre geralmente de setembro a junho, com pico entre novembro e março. No Transvaal, as maiores ninhadas ocorrem em outubro e novembro.
As abetardas-azul nidificam no chão, em pequenas depressões que forram com figos , palha e folhas . O ninho fica embaixo de um arbusto que esconde os filhotes dos predadores .
A fêmea põe de um a três ovos verde-oliva ali, salpicado de marrom claro, que são incubados por 24-28 dias. Os jovens ficam com os pais por muito tempo, às vezes até dois anos.
Apesar de uma organização social bastante complexa e de um modo de reprodução cooperativo, a abetarda é monogâmica e mantém o mesmo parceiro ao longo da vida.
Alimentação da abetarda-azul
As abetarda-azul alimentam-se de insectos, escorpiões, pequenos lagartos e matéria vegetal.
Canto da abetarda-azul
Abetarda-azul são pássaros bastante barulhentos que emitem gritos poderosos. Muito curiosamente, e sem dúvida com um toque de humor.
Os ornitólogos anglo-saxões transcrevem as 10 sílabas do chamado da seguinte forma: knock-me-down, knock-me-down, medown, medown.