Início » Aves » Abetarda-comum: características, habitat, reprodução e alimentação

Abetarda-comum: características, habitat, reprodução e alimentação

abetarda-comum

Abetarda-comum (Otis tarda) é uma especie de ave da família das Otididae , sendo o único membro vivo do género Otis .

Reproduz-se em pastagens abertas e terras agrícolas do norte de Marrocos , do Sul e da Europa Central , até a Ásia Central e Oriental temperada .

abetarda-comum
abetarda-comum

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

As populações europeias são principalmente residentes, mas as populações asiáticas migram mais para o sul no inverno. Está listado como uma espécie vulnerável na Lista Vermelha da IUCN desde 1996.

Características do abetarda-comum

caracteristicas do abetarda-comum
caracteristicas do abetarda-comum

O abetarda-comum tem um comprimento de corpo de cerca de 105 centímetros, uma envergadura de cerca de 240 centímetros e um peso entre 8 e 15 quilos, a abetarda é uma das maiores espécies de aves do mundo animal da Europa Central – embora apenas no macho sexo.

As fêmeas permanecem muito menores, com peso de até 5,3 kg. A plumagem é cinza claro na cabeça, o pescoço da galinha também é cinza muito claro, o galo é branco no topo e depois marrom enferrujado em uma transição suave.

Na parte superior do corpo há uma barra marrom-escura enferrujada (ou seja, um padrão malhado em forma de faixa), enquanto a parte inferior do corpo é, por sua vez, colorida de cinza claro. A cor marrom-ferrugem do galo é muito mais intensa que a da galinha.

Além disso, a partir de certa idade, os galos desenvolvem uma longa barba de penas em ambos os lados abaixo da base do bico, que geralmente aponta diagonalmente para baixo e para trás. A constituição maciça dessas aves é sustentada por pernas correspondentemente fortes.

Habitat do abetarda-comum

habitat do abetarda-comum
habitat do abetarda-comum

As abetarda-comum precisam de terrenos espaçosos e abertos, onde possam detectar perturbações desde o início. As estepes em solo negro devem ser consideradas como o biótopo primário.

Na Europa Central, a espécie costumava ser encontrada em charnecas, terrenos baldios e pousios. Hoje o habitat de terras aráveis , estepes cultivadas e prados verdesformados com uma cultura tão diversa quanto possível.

As aves residentes da Europa Central vivem em regiões onde a cobertura de neve permanece baixa e de curta duração, os valores anuais de precipitação permanecem abaixo de 600 mm em média e altas temperaturas prevalecem no verão.

Na Europa Central, a abetarda-comum habita apenas zonas baixas, enquanto em Espanha ocorre também em altitudes superiores a 1000 metros. É importante que haja comida suficiente para o inverno. Na Europa Central, a colza desempenha um papel como cultura de cobertura, cultivada de outra forma e ervas selvagens.

Reprodução do abetarda-comum

reproducao do abetarda-comum
reproducao do abetarda-comum

Um pedaço de terra selecionado, frequentemente usado tradicionalmente, é visitado para a exibição do namoro na primavera. Primeiro, há brigas entre os machos.

Os indivíduos dominantes então espalham suas penas e as invertem de forma a criar uma peteca branca gigante, de formato irregular, que é bastante visível na paisagem aberta, especialmente ao entardecer. Além disso, eles afofam a bolsa da garganta e apontam as penas da barba para cima.

Desta forma, as fêmeas atraídas são apresentadas de lados isolados. Como uma iniciação adicional, os galos também tentam dar tapinhas nas costas das galinhas com suas asas. Após os processos de cópula polígama, o contato entre os sexos termina por um ano.

O resto do processo reprodutivo é de responsabilidade exclusiva da fêmea. Normalmente dois, raramente três ovos são postos em uma simples cavidade no solo e incubados por 21 a 26 dias. Por serem precoces , os filhotes podem acompanhar a mãe a partir do segundo dia de vida.

Alimentação do abetarda-comum

alimentacao do abetarda-comum
alimentacao do abetarda-comum

o abetarda-comum adultos tem sua dieta baseada em  ervas, grãos, sementes, frutas, insetos e pequenos mamíferos.

Estado de conservação do abetarda-comum

Devido às condições gerais favoráveis ​​da Europa Central, o século XVIII assistiu ao maior número de populações e à maior distribuição desta espécie. As mudanças de habitat a partir de meados do século 19 iniciaram um declínio populacional, durante o qual a população reprodutora desapareceu em muitos lugares.

Como resultado desses declínios populacionais, as áreas de distribuição na Europa Central já haviam se dividido em duas partes e fragmentadas no início do século XX.

Uma área de distribuição se estendia no nordeste da Europa Central através do que hoje é a Alemanha Oriental e a Polônia, a outra ficava no sudeste da Europa Central e ia da Áustria, Hungria à República Tcheca e Eslováquia. Na Polônia, os depósitos secaram em 1987.

abetarda-comum
abetarda-comum

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.