Início » Aves » Abetarda-de-barriga-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Abetarda-de-barriga-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

reproducao da abetarda-de-barriga-branca

Abetarda-de-barriga-branca ( Eupodotis senegalensis) uma espécie de grande ave da família da Otididae, que vive na África subsaariana.

Vive em pares ou grupos familiares. Escondido, geralmente detectado pela voz. Não está em perigo de extinção.

abetarda-de-barriga-branca
abetarda-de-barriga-branca

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Abetardas-de-barriga-branca vivem geralmente aos pares ou em grupos familiares de três. Quando apropriado, eles também vivem sozinhos ou em bandos de quatro.

Estas aves passam despercebidas com bastante facilidade, dada a vegetação alta em que se deslocam lentamente.

Características da abetarda-de-barriga-branca 

caracteristicas da abetarda-de-barriga-branca
caracteristicas da abetarda-de-barriga-branca

As Abetardas-de-barriga-branca têm a parte superior bege – amarronzada com minúsculas vermiculações castanhas. A cauda parece mais cinza, com finas barras escuras.

A tampa é preta com um centro cinza. A cor branca da face contrasta fortemente com a evidente mancha preta que cobre a garganta.

A frente do pescoço é cinza-azulada, o peito é bege -fulvo e o ventre é uniformemente branco. As pernas são amarelas claras. O bico é de cor rosada, com cúlmen escuro .

A fêmea é bastante semelhante ao macho, mas é ligeiramente menor. O preto do capuz e da garganta está ausente. O pescoço é begee não cinza.

Os juvenis se assemelham às fêmeas e, como estas, apresentam menos manchas na cabeça e no pescoço.

As outras subespécies diferem da raça nominal em tamanho, padrões no corpo e quantidade diferente de preto na cabeça e cinza no pescoço.

A abetarda-de-barriga-branca é por vezes confundida com a Abetarda-núbia , apesar de ter a face mais branca e menos preto no queixo.

Habitat da abetarda-de-barriga-branca

habitat da abetarda-de-barriga-branca
habitat da abetarda-de-barriga-branca

Abetardas-de-barriga-branca frequentam savanas e pastagens caracterizadas por gramíneas bastante altas, mas também são encontradas em pastagens mais baixas onde existem arbustos e pequenas árvores raquíticas.

Instalam-se voluntariamente em clareiras , terras agrícolas e planícies atravessadas por rios.

Reprodução da abetarda-de-barriga-branca

reproducao da abetarda-de-barriga-branca
reproducao da abetarda-de-barriga-branca

A época de nidificação ocorre em diferentes períodos: de julho a outubro na África Ocidental, de junho a outubro no centro do Sahel, de março a junho no Chifre da África, de outubro a maio em muitas regiões da África Oriental, de Setembro a Outubro em Angola, Dezembro na Zâmbia e Outubro a Fevereiro na África do Sul.

A espécie é provavelmente monogâmica , mas defende coletivamente seu território em grupos formados por três ou quatro indivíduos. O ninho é uma pequena depressão criada por arranhar o solo nu ou em tufos de grama.

A ninhada geralmente compreende um a trêsovos . As crias têm uma penugem de cor areia clara com estrias escuras muito evidentes.

Alimentação da abetarda-de-barriga-branca

alimentacao da abetarda-de-barriga-branca
alimentacao da abetarda-de-barriga-branca

Abetardas-de-barriga-branca alimentam-se de cupins, lagartas, besouros, aranhas, escorpiões e pequenos lagartos. Eles completam o cardápio com sementes de capim, bulbos, bagas e flores.

Canto da abetarda-de-barriga-branca

A Abetarda-de-barriga-branca dá um canto selvagem, ousado e vibrante que se ouve mesmo à distância. Quando em grupo, os outros membros se juntam ao coro.

Em vôo, faz uma chamada trissilábica que pode ser transcrita da seguinte forma: Kuk-pa-uau . Um chamado wakka waak rouco semelhante ao de um sapo também pode ser ouvido .

canto da abetarda-de-barriga-branca
canto da abetarda-de-barriga-branca

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.