Abetarda-de-poupa: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Abetarda-de-poupa (Lophotis ruficrista) é uma espécie de ave de grande de porte que pertence a família Otididae, conhecido também como sisão de crista cermelha ou sisao de poupa vermelha.
Além disso, esta espécie é avistada entre os arbustos onde costuma viver, sozinha ou aos pares, em outros momentos, porém, é possível observá-lo mesmo em grupos muito grandes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da abetarda-de-poupa
A abetarda-de-poupa é uma ave que cresce até 50 cm de comprimento com um peso máximo de 680 g.
Com relação a franja das asas dobradas nas costas é marcada por padrões em forma de V de cor creme claro com algum branco nas laterais, as penas do peito são pretas e as pernas são amarelo pálido e os pés cinza.
Reprodução da abetarda-de-poupa
O macho da espécie atrai as fêmeas voando alto no ar e caindo, e os ninhos são colocados no solo protegidos por grama ou arbusto, a ninhada é composta por dois ovos coloridos de marrom-oliva a rosa-bege com manchas marrom-escuras.
Além disso, os filhotes deixam o ninho poucos dias após a eclosão para seguir a mãe, a emancipação ocorre após quatro a cinco semanas de reprodução, mas os filhotes permanecem com a mãe por mais alguns meses.
Habitat
Esta espécie habita em diversos ambientes como savana seca, bushveld, cerrado espinhoso, mas às vezes também floresta úmida.
Alimentação
A abetarda-de-poupa é uma ave omnívora, se alimenta de frutas, bagas e sementes.
Canto da abetarda-de-poupa
O canto da abetarda-de-poupa é em dueto com um rápido wuk-wuk-wuk-wuk que aumenta de volume e frequência até se tornar um wuka-wuka-wuka-wuka.
O canto territorial é uma série de sons de tic-tic-tic-tic rápidos que se transformam em um assobio agudo e penetrante phee-phee-phee-phee.
Além disso, entre as abetardas, esta é uma das poucas, que emitem assobios.
Distribuição geografica
A abetarda-de-poupa pode ser encontrada na Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Essuatíni, Zâmbia e Zimbabwe.