Abetarda de ruppell: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Abetarda de ruppell (Eupodotis rueppelii) é uma ave da família Otididae que pertence ao gênero dos Eupodotis nativa do sudoeste da África.
Quase sempre é avistado em pequenos grupos de dois ou três indivíduos. Após a criação dos filhotes, pode formar pequenos grupos de sete ou mais indivíduos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ele foge quando perturbado, mas voa de bom grado quando está sob pressão, geralmente pousando longe de seu local de vôo.
Características da abetarda de ruppell
Mede 60 cm de comprimento, mas não temos dados sobre o peso, o macho tem cabeça e pescoço cinza-azulados. A nuca e a parte superior do pescoço são bege claro .
O bico é cinza. Várias linhas escuras se destacam na região da cabeça e pescoço. Uma sobrancelha preta, mais ou menos contínua, geralmente se estende do bico até a nuca.
Uma faixa preta vai da garganta até a parte superior do peito e outra desce da nuca em direção às costas. A parte superior do corpo é marrom, a barriga e o peito são creme .
As patas e os três dedos são amarelados. Durante o período nupcial as cores são mais extravagantes. A fêmea tem padrões de cabeça e plumagem muito menos contrastantesmais maçante.
A faixa preta na garganta é mais fina. Os juvenis se assemelham às fêmeas. Esta espécie só se confunde com a Abetarda dos Vigores ( Eupodotis vigorsii ), da qual se distingue pela coloração muito mais pálida das zonas inferiores.
Habitat da abetarda de ruppell
A abetarda de Rüppell é quase endêmica do sudoeste da África , onde habita regiões semidesérticas onde existem extensões de seixos e cascalhos.
A sua distribuição abrange a Namíbia e o sudoeste de Angola.
Reprodução da abetarda de ruppell
A abetarda de Rüppell é monogâmica . Casais são formados para a vida. A fêmea põe de um a três ovos de cor rosa . O ninho é construído numa ligeira depressão que cavou raspando o chão e depois forrado com figos , palha e folhas .
O ninho é muitas vezes construído no abrigo de um arbusto, de modo a proteger as crias de potenciais predadores. O período de reprodução dos jovens dura de setembro a fevereiro.
Alimentação da abetarda de ruppell
A abetarda de Rüppell é onívora. Alimenta-se de insetos, folhas e sementes. Procura comida no chão e adora principalmente plantas suculentas .
Canto da abetarda de ruppell
Seu canto é grave, ritmado, semelhante ao de um sapo . Consiste em duas ou três sílabas kraak-rak ou crook-rak-rak . A primeira sílaba é mais tônica e grave.
Este canto é emitido ao amanhecer e ao anoitecer. Os casais cantam em dueto emitindo um profundo e ressoante waaa-a-re-e, waaa-a-re-e… O macho emite a primeira nota, à qual a fêmea responde com três vocalizações.
Seu canto é semelhante ao de Eupodotis vigorsii , mas é um pouco mais alto em volume.