Abetarda-indiana: características, habitat, reprodução e alimentação
Abetarda-indiana ( Ardeotis nigriceps ) é uma especie de ave da família dos Otididae que pertence ao gênero dos Ardeotis.
é uma abetarda encontrada no subcontinente indiano . Uma ave grande com corpo horizontal e longas pernas nuas, dando-lhe uma aparência de avestruz, esta ave está entre as mais pesadas das aves voadoras.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Uma vez comum nas planícies secas do subcontinente indiano , apenas 150 indivíduos foram estimados para sobreviver em 2018 e a espécie está criticamente ameaçada pela caça e perda de seu habitat, que consiste em grandes extensões de pastagens secas e arbustos.
Características do abetarda-indiana
A abetarda-indiana é uma grande ave terrestre com cerca de um metro de altura, é inconfundível com seu gorro preto contrastando com a cabeça e o pescoço pálidos.
O corpo é acastanhado com uma mancha preta manchada de branco, o macho é de cor amarelo-areia profunda e, durante a época de reprodução, tem uma faixa preta no peito. A coroa da cabeça é preta e com crista e é inchada pela exibição de machos.
Na fêmea, que é menor que o macho, a cabeça e o pescoço não são totalmente brancos e a faixa do peito é rudimentar, quebrada ou ausente. Entre as abetardas.
É também a maior ave terrestre em sua área nativa, a grande abetarda-indiana tem cerca de 1 m de altura, com um pescoço um tanto longo e pernas bastante longas. As fêmeas, como na maioria dos membros da família das abetardas, são tipicamente consideravelmente menores.
Os machos têm uma bolsa gular bem desenvolvida que é inflada ao chamar durante a exibição e ajuda a produzir as chamadas ressonantes profundas, aves anormalmente leucísticas ou quase albinas foram relatadas.
Habitat do abetarda-indiana
O habitat onde é mais frequentemente encontrado são pastagens áridas e semi-áridas, campos abertos com arbustos espinhosos, ervas altas intercaladas com cultivo, evita áreas irrigadas.
As principais áreas onde eles se reproduzem são no centro e oeste da Índia e no leste do Paquistão. As regiões secas semidesérticas onde foi encontrado em partes do Rajastão foram alteradas por canais de irrigação que transformaram a região em uma área de cultivo intensivo.
Reprodução do abetarda-indiana
A reprodução ocorre entre março e setembro, a fêmea põe um único ovo em um arranhão sem forro no chão. Somente as fêmeas estão envolvidas na incubação e cuidado dos filhotes.
Os ovos correm o risco de serem destruídos por outros animais, principalmente ungulados e corvos. As fêmeas podem usar uma exibição de distração que envolve voar em zigue-za
Alimentação do abetarda-indiana
A abetarda-indiana é onívora, sua dieta consiste aparentemente em insetos principalmente em Orthoptera, mas também besouros são os preferidos na dieta.
Estado de conservação do abetarda-indiana
Em 2011, a Birdlife International elevou esta espécie de Em Perigo para Criticamente em Perigo, principalmente porque foi extirpada de 90% de sua área de distribuição anterior e a população foi estimada em talvez menos de 250 indivíduos em 2008.
As principais ameaças são a caça e o habitat perda. No passado, eles eram fortemente caçados por sua carne e por esporte e, hoje, a caça furtiva da espécie pode continuar.