Abetarda-real: características, habitat, reprodução e alimentação
Abetarda-real (Neotis denhami) é um grande pássaro da família Abetarda que pertence ao gênero dos Neotis, que habita a África subsaariana .
É uma espécie que vive em espaços abertos, incluindo savanas, pastagens, várzeas e campos de cultivo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma ave principalmente sedentária, embora algumas populações do interior se desloquem para altitudes mais baixas no inverno. Seu nome científico homenageia o explorador inglês Dixon Denham .
Características do abetarda-real
A abetarda-real é a maior espécie do gênero Neotis , embora seja menor que os membros do Ardeotis . Os machos pesam entre 9 e 10 kg e medem entre 100 e 116 cm, enquanto as fêmeas são muito menores, pesando entre 3 e 4 kg e medem entre 80 e 87 cm.
O dorso é marrom, mais escuro e uniforme no macho , e o ventre é branco. Seu pescoço é cinza claro na frente e laranja na parte de trás. Sua coroa é cinza com bordas pretas, e uma linha preta passando pelos olhos e uma lista superciliar branco.
Suas asas são listradas de marrom, branco e preto, com mais branco nos machos do que nas fêmeas e nos juvenis. Suas pernas longas são de cor amarelo claro e seu bico é de cor creme claro.
Os machos incham a garganta no desfile nupcial exibindo uma espécie de balões com penas brancas.
Habitat do abetarda-real
A abetarda-real ocorre em habitats herbáceos, principalmente na savana , e ocorre em qualquer altitude até aos 3.000 m.
Ele habita uma variedade considerável de habitats secundários, como matagais, bosques claros, prados fynbos , campos de cultivo, pântanos secos e planícies áridas.
Reprodução do abetarda-real
A abetarda-real costuma ser solitária fora da época de acasalamento a reprodução ocorre em várias épocas do ano, sendo especialmente indefinida na África Oriental .
A reprodução pode ser provocada pela presença de chuvas. O ninho consiste em uma raspa rasa, na qual a fêmea põe um ou dois ovos, que (se sobreviverem) ela criará sozinha.
Alimentação do abetarda-real
Esta espécie é onívora , alimentando-se de uma grande variedade de alimentos à medida que se torna disponível para eles. Entre os diversos alimentos registrados na espécie estão insetos , pequenas cobras , roedores , filhotes de outras aves e diversas plantas verdes
Estado de conservação do abetarda-real
Ele sofreu declínios populacionais em grande parte, se não em todo, de seu alcance. Países como África do Sul , Quênia e Nigéria tiveram uma queda acentuada na população.
A caça é a principal causa de declínios no Sahel e na África Ocidental , mas na África oriental e meridional, a conversão de pastagens em agricultura é uma ameaça maior.
Em algumas áreas, a conversão de pastagens em florestas exploradas comercialmente tornou-se uma ameaça para a espécie.