Abibe-de-faces-brancas: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Abibe-de-faces-brancas ( Vanellus crassirostris ) uma espécie de ave charadriforme da família Charadriidae nativa da África subsaariana .
É encontrado na África subsaariana em Camarões , Etiópia , Angola , Botswana , Burundi , República Democrática do Congo , Quênia , Malawi , Moçambique , Namíbia , Nigéria , Ruanda , África do Sul , Sudão , Tanzânia , Chade , Uganda , Zâmbia e Zimbábue .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O habitat inclui lagos , rios, pântanos e várzeas com água e extensa vegetação flutuante nas terras baixas e até 2200 m de altitude.
O sufixo vem do latim crassus ‘grosso, pesado’ e do latim rostrum ‘bico’ .
Características da abibe-de-faces-brancas
A abibe-de-faces-brancas tem 29 a 31 cm de altura e pesa entre 160 e 225 g. Além da postura ereta, é característico o branco na face, testa, garganta, pescoço e coroa.
É delimitado pela larga gola preta, nuca e faixa peitoral com brilho azulado. O anel ocular é vermelho, o bico é rosa com a ponta preta e a base avermelhada, as pernas longas são vermelhas, os dedos são extraordinariamente longos.
Em vôo, os ombros brancos são destacados do resto da superfície superior preta das asas, de modo que o dorso marrom-acinzentado e as penas externas pretas das mãos criam uma impressão em preto e branco que lembra um pouco o branco- Abibe coroado ( Vanellus albiceps) lembrar.
Os sexos não diferem. Os juvenis são de cor mais opaca, manchados de marrom na coroa, pescoço e peito.
Habitat da abibe-de-faces-brancas
E entradaNa África oriental e meridional , Angola , Botsuana , Burundi , Chade , República da África do Sul , Sudão do Sul , Etiópia , Camarões , Quênia , República Democrática do Congo , Malawi , Moçambique , Namíbia , Nigéria , Ruanda , Sudão , Tanzânia , Uganda , Zâmbia e Zimbábue são nativos.
Seus habitats naturais são pântanos, lagos, canais, rios, córregos e terras agrícolas inundadas sazonalmente. Uma espécie permanente, não migratória.
Reprodução da abibe-de-faces-brancas
A época de reprodução da abibe-de-faces-brancas é entre dezembro e março na África Central, setembro no Sudão, abril na Etiópia, junho e setembro em Uganda, julho e setembro na Zâmbia, mas pode se reproduzir durante todo o ano.
A ave deita monogamamentee defende agressivamente seu pequeno território. O ninho gosta de ser construído sobre vegetação flutuante ou até 100 m da água.
A ninhada consiste de 1 a 4 ovos castanhos a cor de terra ou verde-oliva com manchas marrom-escuras e pretas. O período de incubação é de 27 a 30 dias.
Alimentação do abibe-de-faces-brancas
A dieta consiste em pequenos insetos , invertebrados , pequenos caramujos, ocasionalmente sementes de plantas , que se alimentam de vegetação flutuante semelhante a jaçanãs .
Canto da abibe-de-faces-brancas
A chamada é descrita como um clique metálico alto, começando lentamente, acelerando, chocalhando “kik kik kik kikikikik” ou um “rosa-rosa” agudo, ouvido principalmente na época de reprodução.