Abibe-do-sul: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e predadores
O abibe-do-sul (Vanellus chilensis) é uma ave que pertence a família Charadriidae, e da ordem Charadriiformes conhecido como quero-quero, quem-quem, espanta-boiada, tetéu, xexéu, tero-tero.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie ocorre em toda a América do Sul e em alguns pontos da América Central, e sendo uma ave muito popular acabou por fazer parte do folclore de várias regiões.
Subespécies
O abibe-do-sul possui quatro subespécies reconhecidas:
– Vanellus chilensis chilensis: pode ser encontrado da Argentina na região de Comodoro Rivadavia até o Chile, da ilha de Chiloé até a região de Antofagasta; na Argentina na região de Mendoza até Neuquén.
– Vanellus chilensis fretensis: pode ser encontrado da sul da Argentina e no sul do Chile, esta subespécie é bastante parecida com a subespécie chilensis, mas apresenta tamanho menor.
– Vanellus chilensis lampronotus: pode ser encontrado do sul do rio Amazonas e a leste da Cordilheira dos Andes, desde a região central e leste do Brasil até o sul do Uruguai, região central da Argentina, nas províncias de La Pampa e Buenos Aires e norte do Chile.
– Vanellus chilensis cayennensis: pode ser encontrado no norte da América do Sul ao norte do rio Amazonas, esta subespécie apresenta mais branco e menos preto na face.
Características do abibe-do-sul
O abibe-do-sul é uma ave mede 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 277 gramas,
possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas na região posterior da cabeça; tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem.
Além disso, o íris e as pernas são avermelhadas, o esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo.
Reprodução do abibe-do-sul
Na primavera, a fêmea geralmente põe de três a quatro ovos, nidifica em uma cavidade cavada no solo, os ovos têm a forma de um pião ou de uma pêra, próprios para rolar sobre o próprio eixo e não para os lados, são salpicados e fundem-se perfeitamente com o solo.
Quando assustados para longe do ninho, os adultos fingem estar feridos para distrair o inimigo.
O macho se tornará agressivo até mesmo com um macho, os filhotes são nidífugos e podem deixar o ninho quase imediatamente após a casca do ovo.
Alimentação
O abibe-do-sul se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama, para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas, também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.
Habitat
O abibe-do-sul costuma viver em banhados e pastagens, é visto em estradas, campos de futebol e próximo a fazendas, frequentemente longe d’água.
Canto do abibe-do-sul
O canto do tero-tero, esse som é emitido dia e noite.
Predadores do abibe-do-sul
Os predadores do abibe-do-sul são teiú, carcará, chimango, chimango, gavião-caboclo, gavião-caboclo, gavião-de-rabo-branco, gavião-do-banhado, sucuri.
Fotos do abibe-do-sul
Distribuição geográfica
O abibe-do-sul é uma ave típica da América do Sul, sendo encontrado desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas, no Brasil.