Abibe mascarado ( Vanellus miles ) é uma espécie de ave da família das Charadriidaeque pertence à avifauna da Austrália e Oceania .
O abibe às vezes também é chamado de abibe soldado . Esta designação mais antiga, que também se reflete no epíteto específico latino miles, deriva das asas reforçadas com esporas deste quero-quero. Existem duas subespécies.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A situação populacional do Masked Abibe foi classificada como “ Least Concern (LC) ” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN em 2016 . É uma ave comum em alguns lugares.
Características do abibe mascarado
O abibe mascarado atinge um comprimento de corpo de até 35 centímetros e pesa até 450 gramas com uma envergadura de 85 centímetros. O dimorfismo sexual é apenas ligeiramente pronunciado.
Os machos permanecem ligeiramente menores que as fêmeas. No entanto, o esporão na asa tem 0,7 centímetros de comprimento nos machos e 0,2 centímetros nas fêmeas.
Por outro lado, as abas de pele sob os olhos são maiores nas mulheres do que nos homens.O cabeçote é preto até o pescoço. A barriga e a parte inferior são brancas.
As asas e o dorso são castanho-acinzentados claros, a parte inferior do corpo é branca. Os grandes lóbulos faciais amarelos são impressionantes. O bico também é amarelo. As pernas são cor de carne.
Habitat do abibe mascarado
O abibe mascarado vive na Austrália , Tasmânia , Nova Zelândia e Nova Guiné . Como é típico do quero-quero, ocorre principalmente em paisagens abertas: em pastagens abertas, em campos e áreas pantanosas.
Ele é um seguidor da cultura , que é cada vez mais encontrada em regiões urbanas. Lá ele usa as áreas de grama artificial de parques e campos de golfe.
Reprodução do abibe mascarado
Os abibe mascarado são habitantes terrestres que vivem em pares durante a época de reprodução e defendem vigorosamente seu território contra coespecíficos e a ninhada contra predadores.
Os humanos também costumam voar para intimidá-los quando se aproximam de um ninho. Fora da época de reprodução , os abibes mascarados vêm em bandos que podem incluir até 100 indivíduos.
A época de reprodução do abibe mascarado não está ligada a nenhuma estação. A reprodução ocorre quando há um suprimento suficiente de comida. Um namoro em grupo ocorre para encontrar um par.
O abibe mascarado constrói um ninho de solo simples que consiste em uma cavidade no solo levemente acolchoada com grama e galhos. Põem de 3 a 4 ovos.
Ambos os pais estão envolvidos na ninhada e exibem um comportamento de atração típico de muitos pássaros que nidificam no solo. Após um período de incubação de 4 semanas, os filhotes eclodem, deitados no chão nas primeiras três semanas de vida, após alertas dos pais.
Eles estão totalmente crescidos com a idade de um ano. Eles são sexualmente maduros aos dois anos de idade.
Alimentação do abibe mascarado
A dieta consiste em insetos , aranhas , vermes e crustáceos . Além disso, ele também come várias sementes.
Estado de conservação
Diz-se que o Zoológico de Londres conseguiu criar abibes mascarados pela primeira vez na Europa em 1910. Eles não foram exibidos em zoológicos por várias décadas depois disso e só voltaram ao mercado na década de 1980.
O parque de pássaros holandês Avifauna conseguiu criar em 1992, o parque de pássaros Walsrode foi capaz de criar abibes mascarados novamente pela primeira vez em 1995. Os abibes mascarados mantidos sob cuidados humanos já atingiram a idade de até 20 anos.