O abibe-preto-e-branco (Vanellus armatus) é uma ave que pertence a familia Charadriidae, também conhecido como abibe-armado, abibe-ferreiro ou tarambola-ferreira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie ocorre comumente do Quênia através da Tanzânia central até o sul e sudoeste da África.
Características do bibe-preto-e-branco
O abibe-preto-e-branco é uma espécie de ave bastante ousado e estampado em preto, cinza e branco, possivelmente cores de alerta para os predadores.
Além disso, esta é uma das cinco espécies de abibe (duas africanas, uma asiática e duas neotropicais) que compartilham as características de olhos vermelhos e plumagem arrojada, com um esporão carpal (asa) adornando a articulação do pulso.
As partes do corpo da ave, nuas exceto as penas, têm uma coloração preta média no bico e manchas pretas ou esbranquiçadas nas pernas e as fêmeas são maiores e mais pesadas, mas os sexos são geralmente os mesmos.
Reprodução do abibe-preto-e-branco
Durante a época de reprodução, a espécie costuma reagir agressivamente a outros quero-queros ou jaçanãs que podem invadir seu habitat pantanoso.
Os ninhos são depressões rasas em solo nu ou grama curta perto da água e geralmente estão a pelo menos 400 m (1.300 pés) de distância.
O abibe-preto-e-branco se reproduz na primavera, mas a escolha do local e do momento do ninho pode ser oportunista.
Os jovens gradualmente se separam de seus pais e não retornam para suas áreas de origem depois.
Alimentação
O abibe-preto-e-branco se alimenta de invertebrados aquáticos e terrestres.
Habitat
Esta espécie habita em áreas úmidas de todos os tamanhos, mesmo pequenas áreas úmidas causadas por uma calha de água derramada podem atraí-los.
Fotos do abibe-preto-e-branco
Canto do abibe-preto-e-branco
O canto do abibe-preto-e-branco é um chamado alto “tink-tink-tink” é emitido em série, que sugere o martelo de um ferreiro batendo em uma bigorna.
Distribuição geografica
O abibe-preto-e-branco pode ser encontrado na África do Sul, onde eles são mais numerosos na região de pastagens mésicas, na Zâmbia e Zimbabwe.