Abutre-barbudo: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
O abutre-barbudo (Gypaetus barbatus) é uma ave de rapina pertencente a família Acipitrídeos conhecido como brita-osso, quebra-ossos, xofrango e gipaeto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Este é um abutre que possui a plumagem dorsal escura e ventral castanho-clara e a cabeça e o pescoço emplumados.
O abutre possui uma vasta área de ocorrência e é objeto de uma série de experiências de reintrodução nos Alpes, onde foi exterminada pela caça no século XIX.
Origem
O abutre-barbudo é originário das montanhas da Europa, Ásia e África.
Características do abutre-barbudo
O abutre-barbudo é uma ave de grande porte, atinge 12,5 quilos de peso, 1,10 metros de comprimento e 2,75 a 3,08 metros de envergadura.
Ele possui a plumagem dorsal escura e ventral castanho-clara, cabeça e pescoço emplumados.
Reprodução do abutre-barbudo
No final do percurso (6 a 7 anos, sexualmente maduro) começa a assentar, a formar um par e a construir uma zona inacessível que pode ter mais de dois metros de diâmetro.
O namoro, incluindo mordidas espetaculares, começa entre outubro e fevereiro. A fêmea põe 1 a 2 ovos entre dezembro e março após um período de incubação de 53 a 58 dias.
No caso de os dois ovos eclodirem, apenas um abutre sobrevive: na verdade, o mais forte dos dois empurra o outro de volta para o fundo do ninho e arrebata toda a comida, deixando seu congênere morrer. A fuga dos jovens ocorre entre julho e agosto.
Em seu ambiente natural, sua vida útil é estimada em 30 anos. Em cativeiro no zoológico La Garenne, na Suíça, um abutre viveu até os 47 anos
Curiosidades
Reza a lenda que quando o poeta grego Ésquilo estava visitando Gela na ilha da Sicília, um abutre barbudo confundiu sua careca com uma pedra, deixou cair um osso em sua cabeça e o matou.
Habitat
O abutre-barbudo é ave de rapina ocorre exclusivamente em zonas montanhosas, habitualmente associadas a um mosaico de paisagens composto por matagais, pastagens, bosques e escarpas rochosas de elevado declive, onde nidifica.
Alimentação
A alimentação do abutre-barbudo é composta de ossos e o resto de ratos e lagartos, que captura em meio a um voo.
Ameaças
Embora regionalmente extinto em Portugal Continental, existem ameaças que podem afetar os exemplares que ocasionalmente visitam o território nacional, tais como:
– Linhas aéreas e linhas de transmissão de energia (morte por eletrocussão);
– Instalação de parques eólicos (mortalidade por colisão);
– Perseguição de pessoas (homicídio ilegal, envenenamento intencional ou acidental);
– Aumento do uso de agroquímicos (contaminação);
Fotos do abutre-barbudo
Distribuição geográfica
O abutre-barbudo pode ser encontrado no centro e sul da Europa, estando presente na Península Ibérica.
Em Portugal continental, tem sido registado de forma específica e isolada na parte oriental do território nacional, nomeadamente nas zonas fronteiriças da Beira Interior e nordeste de Trás-os-Montes. Essas aves vêm do programa de reintrodução na Espanha