O abutre-de-cabeça-branca (Trigonoceps occipitalis) é uma ave accipitriformes da família Accipitridae, conhecido também como jagudi-real.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de distribui pela África subsaariana. É uma ave que tem sua população em queda, sendo a associada a risco de extinção por falta de alimentação e perda de habitat.
Origem
O abutre-de-cabeça-branca é endêmico da África.
Características do abutre-de-cabeça-branca
É um abutre africano de tamanho médio tendo de 72 a 85 cm de comprimento, com uma envergadura que atinge os 230 cm. Pesando 4 kg o macho a adulto, já a fêmea chega a pesar 4,7 kg.
Servindo de inspiração para o seu nome, sua cabeça e branca e seu bico rosa, com as regiões sem plumagem do seu pescoço sendo pálidas.
Além disso, o resto de sua plumagem é preta com as penas inferiores e nas pernas em branco.
No que se trata de dimorfismo sexual, as fêmeas possuem um peso e também o tamanho um pouco maior que o macho.
Reprodução do abutre-de-cabeça-branca
A ave coloca apenas um único ovo em sua ninhada, com um período de incubação que fica entre 51 a 56 dias. Com macho e fêmea revezando em sua incubação.
O ninho deste abutre é feito no alto de árvores que tenham a copa chata. Além disso, o filhote sai do ninho em voo depois de 120 dias de vida.
Alimentação
O abutre-de-cabeça-branca é um necrófago que se alimenta majoritariamente de carniças. Além disso, caça também pequenos mamíferos, filhotes de outras aves e peixes.
Habitat
Este pássaro é encontrado habitando em savanas, pastagens arborizas e campos abertos que facilitem a procura de alimentos.
Fotos do abutre-de-cabeça-branca
Distribuição geográfica do abutre-de-cabeça-branca
O abutre-de-cabeça-branca ocorre na África, chegando a habitar em partes da África do Sul, Saara, Sudão, Eritreia e Senegal.
Estado de conservação
Assim como outros abutres que endêmicos da África, esta espécie esta em risco de extinção por conta de fatores como a perda de habitat, falta de alimentação para ave e também a caça ilegal que acontece na região.
A IUCN realizou um levantamento e estima que a população do abutre-de-cabeça-branca pode estar entre 7.000 a 12.500 indivíduos.