Conheça algumas espécies de abutre do novo mundo que estão divididas em duas grandes famílias Cathartidae e Accipitridae.
Além disso, os abutres Cathartidae também são conhecidos como abutre do novo mundo, pois habitam no continente americano.
Nesta família destacam-se as seguintes espécies condor, abutre-preto e abutre-real, o condor-dos-andes é uma das maiores aves voadoras de todo o planeta.
A família Accipitridae é encontrada em todos os continentes, exceto na Oceania e na Antártida, há um maior número de espécies conhecidas na família Accipitridae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas espécies de abutre do novo mundo.
Importância dos abutres no ecossistema
Em todos os ambientes em que vivem, os urubus desempenham um papel importante no ecossistema.
Se essa carne em decomposição não fosse consumida, ela se tornaria um foco perigoso de várias doenças e infecções, e os humanos seriam incapazes de coletar e limpar cada pequeno lugar da imensa natureza terrena.
É claro que o urubu assume esse papel de limpador, o que entre outras coisas evita a propagação de muitas zoonoses.
Infelizmente, cada vez mais abutres estão morrendo na Espanha por envenenamento por comer carne contaminada.
Isso acontece quando um animal consome uma substância venenosa, morre e serve de alimento para urubus. O veneno é transmitido diretamente através da ingestão de sangue e tecidos envenenados.
Espécies de abutre do novo mundo
Abutre-do-coconote
O abutre-do-coconote ( Gypohierax angolensis ) é uma espécie de abutre do novo mundo que habita principalmente florestas e bosques, ou áreas agrícolas intercaladas com florestas principalmente perto da água.
Os abutres-do-coconote são aves de rapina de tamanho médio, de constituição bastante robusta, asas largas mas relativamente curtas, cauda arredondada muito curta, cabeça bastante pequena e bico longo e poderoso.
O rosto é em grande parte sem penas e outra zona estreita sem penas se estende para trás da base do bico inferior até logo abaixo das tampas das orelhas. As fêmeas são apenas ligeiramente maiores e mais pesadas que os machos, caso contrário, os sexos não diferem.
O comprimento do corpo é de 57 a 65 cm, a envergadura é de 135 a 155 cm e o peso é de 1,2 a 1,8 kg. Aves adultas são muito distintamente coloridas. As penas dos ombros, as grandes coberturas das asas superiores, as secundárias , as pontas das primárias e as bases das penas da cauda são pretas.
Abutre-barbudo
O abutre barbudo (Gypaetus barbatus) este abutre do velho mundo tem o dorso escuro e a plumagem marrom clara na barriga, cabeça e pescoço emplumados.
Abutre negro
O Abutre negro ( Aegypius monachus ) não deve ser confundido com o abutre-preto americano, membro de espécie diferente ( Coragyps atratus ) e família ( Catartidae ).
A plumagem é preferencialmente preta, pontilhada de marrom escuro no dorso, o pescoço e parte da cabeça são pretos e desprovidos de penas, embora um pouco de penugem preta possa ser encontrado no rosto e na coroa.
O bico destaca-se pela cor cinza claro, embora a ponta também seja preta. Penas marrons escuras crescem na base do pescoço como uma juba e abaixo delas outra fileira de penas claras que cobrem a parte superior do peito.
Abutre de Rüppell
O abutre de Rüppell têm cerca de um metro de comprimento, com uma envergadura de asas de cerca de 2,6 m, e pesam entre 7 e 9 kg.
Além disso, os dois sexos são semelhantes, com a cabeça e pescoço quase nus, bico amarelado, olhos amarelo pálido, com um tufo de penas brancas em redor da base do pescoço, corpo preto ou castanho-cinza mosqueado.
Normalmente o abutre-de-rüppell é silencioso, e torna-se barulhento quando nos ninhos ou em redor de uma carcaça.
Abutre-fouveiro
O abutre-fouveiro (Gyps fulvus) é um enorme abutre do novo mundo da família Accipitridae conhecido como abetarda,
Os abutres-fouveiro encontram-se perto de ambientes abertos e ao ar livre, quando está a descansar ou a alimentar-se de carcaças é normal emitir grunhos ou sibilos.
Esta é uma ave capaz de voar quilómetros de distância em procura de alimento.
Abutre do egito
O abutre do egito (Neophron percnopterus) é uma das poucas espécies de abutres do novo mundo pertencente a família Acipitrídeos.
O abutre do egito possui o comportamento social muda com base na quantidade de comida disponível para eles.
Se houver escassez, eles se alimentam sozinhos ou junto com seus parceiros, mas se há abundância, eles foram observados se alimentando junto com outros abutres e até mesmo com outros pássaros que saquem.
Urubu-de-cabeça-vermelha
O urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) é um abutre do novo mundo que vive na maior parte das Américas, desde o sul do Canadá até o Cabo Horn, com maior ocorrência em climas tropicais e subtropicais.
O urubu habita uma variedade de áreas abertas e semiabertas, incluindo florestas subtropicais , matagais, pastagens e desertos .
Ele localiza carcaças pelo cheiro e é um dos poucos pássaros com esse sentido. Graças à sua capacidade de voar e ao olfato, muitas vezes é o primeiro abutre a chegar para a carniça.
Grifo-eurasiático
O grifo-eurasiático (Gyps fulvus) é um grande representante dos abutres do novo Mundo (Aegypiinae); devido ao seu tamanho e às asas claramente bicolores, dificilmente pode ser confundido na Europa.
A área de distribuição altamente fragmentada inclui grandes partes do sudoeste do Paleártico , ao norte a área se estende até o sul da Europa Central.
Pelo menos na Europa, os animais se alimentam quase exclusivamente de carniça de gado maior.
Os grifo-eurasiático reproduzem-se em colónias nas rochas. Aves adultas são predominantemente residentes, abutres-grifos juvenis e imaturos são parte migrantese geralmente passam o verão longe dos locais de reprodução em áreas com um rico suprimento de alimentos.
Abutre de cabeça branca
O abutre de cabeça branca (Trigonoceps occipitalis) esta espécie de distribui pela África subsaariana, é uma ave que tem sua população em queda, sendo a associada a risco de extinção por falta de alimentação e perda de habitat.
Esta espécie de abutre do novo mundo possui o tamanho médio tendo de 72 a 85 cm de comprimento, com uma envergadura que atinge os 230 cm e pesa 4 kg o macho a adulto, já a fêmea chega a pesar 4,7 kg.
Servindo de inspiração para o seu nome, sua cabeça e branca e seu bico rosa, com as regiões sem plumagem do seu pescoço sendo pálidas.
Além disso, o resto de sua plumagem é preta com as penas inferiores e nas pernas em branco.
No que se trata de dimorfismo sexual, as fêmeas possuem um peso e também o tamanho um pouco maior que o macho.
Abutre de capuz
O abutre de capuz ( Necrosyrtes monachus ) é um abutre do novo Mundo da ordem Accipitriformes da família dos Accipitridae.
O abutre de capuz é nativo da África subsaariana, onde tem uma ampla distribuição com populações no sul, leste eÁfrica Ocidental.
É um pequeno abutre de aparência desalinhada com plumagem marrom-escura, bico longo e fino, coroa, rosto e pescoço nus, nuca e pescoço traseiro felpudos.
Os abutres de capuz são necrófagos, alimentando-se principalmente de carcaças de animais mortos e resíduos que encontram voando sobre a savana e ao redor de habitações humanas, incluindo lixeiras e matadouros.
Abutre do cabo
O abutre do cabo (Gyps coprotheres) é a maior ave de rapina que habita na África, chegando a ter 115 cm de comprimento com uma envergadura de incríveis 255 cm.
Assim como outros abutres possui o pescoço pelado, sua plumagem é creme amarronzada com uma cauda escura, na parte da cabeça, possui um bico preto e olhos amarelados.
Os jovens da espécie são mais escuros que os adultos, e também possuem listras e olhos alaranjados, com o pescoço vermelho.