Abutre-real: características, reprodução, alimentação e habitat
O abutre-real (Torgos tracheliotos) é uma ave de rapina da família Acipitrídeos conhecido também como abutre-torgo ou oricu.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave.
Além disso, esta é a única espécie de abutre relatada no gênero Torgos, além de ser uma grande ave de rapina necrófaga que pode chegar a medir 1,15 metros de comprimento.
O abutre-real também pode ultrapassar facilmente os 2,80 metros de envergadura e pode pesar até 9,5 quilos.
Características do abutre-real
O abutre-real é facilmente reconhecido pela sua cabeça nua e de coloração avermelhada e sua face predominantemente enrugada.
Além disso, os adultos têm um peito listrado marrom e branco e perneiras brancas inchadas, enquanto os imaturos são todos marrons.
Já em vôo, as asas muito largas, perneiras brancas e pequenas linhas brancas na frente da asa são diagnósticas.
O abutre-real é agressivo nos abates, dominando os procedimentos e abrindo a carcaça para outros necrófagos.
Reprodução do abutre-real
O abutre-real constrói um enorme ninho de até dois metros de diâmetro na copa das árvores, principalmente nas acácias.
O ninho é feito de gravetos e forrado com folhas e pelos, a fêmea põe apenas um ovo, que o casal incuba por até 56 dias.
O filhote fica com seus pais por até um ano, para isso, o casal pode construir até três ninhos diferentes para acomodar seus filhotes.
Alimentação
O abutre-real é uma ave que se alimenta principalmente de carniça, por ser o mais poderoso e agressivo, ele costuma ser o primeiro a comer, mesmo quando é o ultimo a chegar na carcaça.
Esta espécie de ave possui o bico forte, e consegue rasgar o couro e os músculos de animais de grande porte.
Além disso, esse carniceiro se aproveita da caça de um predador, roubando a presa morta e deixando apenas os ossos.
O abutre-real pode caçar animais de pequeno porte e feridos, como filhotes de outras aves e até mesmo antílopes, e não raro que o abutre-real ataca ninhos para comer ovos e até mesmo comer insetos.
Habitat
Esta ave habita em savanas secas, planícies áridas, desertos e encostas de montanhas de até 3.500 m de altitude.
Fotos do abutre-real
Distribuição geográfica
O abutre-real é distribuída de maneira em grandes partes da África é do Oriente Médio. Na África esta distribuido nos países: Senegal, Mali, Burkina Faso, Níger, Chade, Sudão, sudeste do Egito, Etiópia, Somália, Quênia, Tanzânia, Uganda.
Além de Ruanda, parte mais oriental da República Democrática do Congo, Zâmbia, Malawi, Moçambique , Suazilândia, nordeste da África do Sul, Zimbábue, Botsuana, Namíbia, Gâmbia, Guiné, Costa do Marfim, Benin, República Centro-Africana, sul de Angola, Mauritânia e Nigéria.