Acantiza-estriada (Acanthiza lineata) é uma especie de ave da família dos Acanthizidae que pertence ao gênero dos Acanthiza.
John Gould descreveu o acantiza-estriada em 1838, dando-lhe o nome comum de acanthiza estriado. Nomes comuns alternativos incluem espinheiro-coroado listrado ou toutinegra, toutinegra-estriada ou chapim e espinheiro-verde.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do acantiza-estriada
O acantiza-estriada adulto tem 9–10 centímetros (3,5–3,9 pol.) De comprimento e pesa cerca de 7 gramas (0,25 onças).
Possui uma coroa castanho-avermelhada ou marrom-alaranjada com listras creme, partes superiores amarelo-oliva opacas, flancos cinza-oliva e partes inferiores creme fortemente listradas de preto.
O espinheiro-marrom ( A. pusilla ) é semelhante, mas não tem o gorro marrom-alaranjado com listras brancas e vive em arbustos.
Habitat do acantiza-estriada
É endêmico da Austrália , onde seu habitat natural são florestas subtropicais ou tropicais secas .
Reprodução do acantiza-estriada
O acantiza-estriada forma bandos de 7 a 20 aves fora da época de reprodução, do final do verão ao inverno, antes de se dividirem em grupos de 2 a 4, compostos por um casal reprodutor e aves auxiliares.
Alimentação do acantiza-estriada
O acantiza-estriada é predominantemente insetívoro, geralmente forrageando na copa dos eucaliptos, colhendo folhas em busca de presas.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).