O acauã (Herpetotheres cachinnans) é uma ave muito bonita e dentre os falcões pertencente a família Falconidae.
Além disso, esta é uma ave encantadora, cuja dieta inclui serpentes e morcegos, as serpentes são o que mais lhe atraem, principalmente as de cor vermelho intenso, cor de alerta quanto ao veneno, como as cobras-corais.
Eles também podem se alimentar de serpentes de tamanhos variados, tanto arbóreas (vivem nas copas das árvores) como terrestres.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro.
Espécies
Existem três subespécies de acauã, que podem ser encontradas apenas na América, aparecendo do Sul do México ao Centro da América do Sul.
No Brasil é encontrada em áreas preservadas, onde há pouca interferência humana.
– Herpetotheres cachinnans cachinnans;
– Herpetotheres cachinnans queribundus;
– Herpetotheres cachinnans chapmani.
Características do acauã
O acauã é uma espécie de falcão com 47 cm, ela é facilmente reconhecível, e possui as penas na cor creme e uma máscara negra que envolve a cabeça e camufla seus olhos, assim como as penas da cauda, visivelmente barradas de branco.
O casal desta espécie em cortejo pode vocalizar constantemente por até 10 minutos ininterruptos, reproduzindo no final do canto o som que lhe dá o nome: “a-cua-ã”.
Além disso, ele cantam de preferência no crepúsculo, ao amanhecer e até mesmo durante a noite.
Algumas características curiosas sobre o acauã são seus pés curtos cobertos com as escalas pequenas, ásperas, sextavadas, uma adaptação para suportar as mordidas de serpentes venenosas.
Alimentação do acauã
O acauã é uma ave que se alimenta de lagartos, morcegos e cobras, das quais tornou-se famoso exterminador, apesar de caçar principalmente espécies inofensivas, como a cobra-cipó.
Além disso, ele também se alimenta de parasitas do gado doméstico.
Hábitos
O Acauã vive solitário, permanecendo pousado por longos períodos a média altura em árvores isoladas, que ofereçam boa visibilidade.
Além disso, ele costuma cantar ao entardecer e ao amanhecer, é comum ver esta ave em galhos de árvore secas.
Reprodução do acauã
O acauã usa cavidades de árvores e buracos para nidificar, e de forma mais rara usa ninhos abandonados de outros gaviões.
Coloca em média 2 ovos, com período de incubação que vai de 45 a 50 dias.
Os filhotes ficam totalmente emplumados em aproximadamente 57 dias, os pais dividem os cuidados parentais.
Além disso, cada casal delimita um território de caça, para demarcar o local ele vocaliza alto, começando com chamados sequenciados, graves e curtos, semelhantes a uma risada.
Habitat
Além das florestas úmidas, esta ave habita também áreas mais secas como o cerrado e a Caatinga, onde há uma farta oferta de alimento.
Além disso também é comum encontra-la em bordas de florestas, capoeiras, florestas de galeria, campos com árvores e cerrados.
Canto do acauã
Fotos do pássaro acauã
Distribuição geográfica do acauã
Esta ave é encontrada na América, aparecendo do Sul do México ao Centro da América do Sul e no Brasil em áreas preservadas, onde há pouca interferência humana.