Águia-calçada: características, habitat, reprodução e alimentação
Águia-calçada (Hieraaetus pennatus) é uma ave de rapina de médio porte da família Accipitridae que pertence ao gênero dos Hieraaetus.
A parte inferior do corpo e das asas é branco-amarelada, em contraste com as asas escuras. A área da colheita tem finas listras longitudinais marrons, a parte inferior das asas tem manchas escuras.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A população da águia-calçada no Paleártico ocidental é atualmente estimada em cerca de 8.000 casais. A maior parte está espalhada pelo noroeste da África e pela Península Ibérica.
Características da águia-calçada
A águia-calçada atinge um comprimento corporal de 42 a 50 centímetros, dos quais 19 a 22 centímetros estão na cauda. A envergadura das asas é de cerca de 113-134 centímetros.
O peso médio dos machos é de cerca de 720 gramas, o das fêmeas cerca de 960 gramas, o que o torna quase do mesmo tamanho do urubu comum , mas tem asas mais finas e uma cauda significativamente mais longa.
Em voo, a menor águia europeia mostra os seus traços característicos. Ao deslizar, o dedilhado das seis primárias externas e das três primárias internas mais leves são visíveis. Uma característica da águia-calçada é seu lado superior manchado.
Na superfície superior das asas, uma larga faixa bege-marrom-clara se estende diagonalmente até as coberturas dos braços do meio. As coberturas da cauda superior e nuca são claras.
As penas dos ombros são bege claro e mostram as luzes de posição , penas dos ombros frontais brancas puras na base das asas. A base da testa na base do bico também é branca em ambos os morfos .
A cera do bico escuro é amarela, assim como as pernas. As íris dos adultos são amarelo-ouro, as dos jovens são marrons.
Habitat da águia-calçada
É encontrado em todo o sul da Europa , norte da África e Ásia . É uma ave migratória que inverna na África subsaariana e no sul da Ásia; embora no sudoeste da Península Ibérica existam pequenas populações invernantes.
Habita zonas florestais que se misturam, como num mosaico, com zonas de matagal e terrenos abertos.
Reprodução da águia-calçada
A águia-calçada põe 1–2 ovos em um ninho construído com gravetos e forrado com folhas verdes em uma árvore ou em um rochedo, ou assume o ninho abandonado de outro pássaro grande, como um milhafre preto ou uma garça cinza .
A fêmea incuba o ovo por cerca de 45 dias e é alimentada pelo macho, após a eclosão ela guarda o ninho e os filhotes enquanto o macho fornece toda a comida.
O filhote cresce após 70–75 dias. As águias-calçadas são monogâmicas e realizam rituais de acasalamento de sofisticadas demonstrações de voo.
Alimentação da águia-calçada
A águia-calçada alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos , répteis e aves .
Estado de conservação da águia-calçada
Há uma grande carência de pesquisas sobre essa espécie migratória. As populações da África Austral foram descobertas relativamente recentemente na década de 1980, possivelmente sugerindo que migraram devido às mudanças climáticas e às condições ambientais.
Mudanças no uso humano da terra podem ter impulsionado as mudanças nos padrões de migração dessas aves. Pensa-se também que esta espécie foi negligenciada na África Austral devido à natureza remota e discreta dos seus locais de nidificação.
Isso enfatiza a necessidade de mais pesquisas para entender completamente a ecologia e o estado de conservação dessa espécie.