Águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi) é uma ave de rapina da família Accipitridae também conhecida como águia-pega-macaco.
Esta é uma grande águia em risco de extinção que habita as florestas tropicais das Filipinas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a águia-das-filipinas está restrita às ilhas de Mindanao e Luzon, sendo que nesta está praticamente extinta, restando por volta de 500 exemplares.
Originalmente, a espécie habitava as florestas úmidas das quatro principais ilhas do arquipélago. Ele vive na floresta densa e não voa sobre as copas das árvores.
A espécie não está extinta na natureza, mas continua ameaçada pelo desmatamento nas Filipinas, por isso a criação em cativeiro.
Por meio da qual foram obtidos vinte exemplares nos últimos 14 anos até o final de 2006 – está em um experimento da ONG Philippine Eagle Fundação, é crucial para evitar a extinção da espécie.
Características da águia-das-filipinas
A águia-das-filipinas pode medir até cerca de 1 metro e ter uma envergadura de 2,40 metros, sendo considerada uma das maiores a nível mundial.
Além disso, os machos e fêmeas são similares na aparência, possuindo uma coloração branca cremosa na barriga e embaixo das asas, enquanto as partes superiores são de uma coloração marrom-chocolate, com as bordas mais claras.
As longas penas na cabeça e no pescoço formam uma crista distinta que lhe dá a aparência de uma juba de leão.
As pernas fortes são amarelas, com garras grandes e fortes e escuras, e o bico grande e proeminente é cinza-azulado, os olhos de águia são cinza-azulados.
Reprodução da águia-das-filipinas
A fêmea põe um ovo a cada 3 anos, num ninho que chega a ter 3 metros de diâmetro.
Além disso, a época de reprodução começa em setembro e o casal constrói um ninho enorme na copa das árvores.
A fêmea águia-das-filipinas coloca apenas um ovo entre outubro e dezembro, que é incubado pelo casal, e o período de incubação varia entre 58-68 dias.
Curiosidades
A águia-das-filipinas é a maior águia do mundo em termos de comprimento, com a águia marinha de Stellers e a harpia sendo as maiores em termos de peso e massa.
É uma das águias mais poderosas e infelizmente uma das espécies mais raras e ameaçadas de extinção.
Alimentação
Este ave de rapina se alimenta de macacos e lémures, entre outros animais de grande porte.
Estatuto de conservação
O estatuto de conservação da águia-das-filipinas é de Perigo Crítico, estima-se só existirem a viver em liberdade cerca 250 indivíduos
Fotos da águia-das-filipinas
Distribuição geográfica
A águia-das-filipinas pode ser encontrada nas ilhas das Filipinas e nas florestas das ilhas de Leyte, Luzon, Mindanao e Samar.