Águia-de-poupa ( Lophaetus occipitalis ) é uma ave de rapina da família Accipitridae que pertence ao gênero dos Lophaetus.
É caracterizada pelas penas que compõem a crista desgrenhada. É encontrado em toda a África Central e Austral com áreas de vida diferentes devido à disponibilidade de alimentos e áreas de habitat adequadas, mas vive principalmente nas bordas das florestas e perto de áreas úmidas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A reprodução geralmente ocorre o ano todo, dependendo da disponibilidade de alimentos, com 1 a 2 ovos sendo postos, como é característico das aves de rapina.
Características da águia-de-poupa
A águia-de-poupa é uma águia distinta quando empoleirada devido à crista longa e desgrenhada e toda a plumagem escura , muitas vezes chamada de Kamusungu-sungu em Uganda.
Os adultos são marrom-escuros com penas longas e finas crescendo na parte de trás da coroa, que são mantidas eretas para formar uma crista.
As penas secundárias são pretas barradas com cinza claro e com pontas pretas largas, as penas primárias e coberturas inferiores das asas medianas são brancas, formando uma mancha branca perceptível nas superfícies superior e inferior da asa que é visível em vôo.
A cauda é preta, listrada de cinza claro. Os olhos dos adultos são amarelos brilhantes, mas podem ser mais escuros nas fêmeas, e a cerejeirae os pés são amarelos, de pálido a branco nos machos.
Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas a plumagem é mais clara e a crista não é desenvolvida e os olhos são cinzentos. O comprimento do corpo é de 53 a 58 cm E o peso da fêmea é de 1.300 a 1.500 g, enquanto o macho menor tem 912 a 1.300 g .
Habitat da águia-de-poupa
A águia-de-poupa é uma ave das bordas da floresta e dos bosques úmidos, principalmente se esse habitat estiver próximo a pastagens, pântanos, rios ou córregos; também pode ser encontrado em matas mais secas, terras de cultivo misto, pastagens, bordas de canaviais e pomares.
As águias de crista longa também usam plantações exóticas, como as de pinheiros ou eucaliptos .Eles variam em altitude desde o nível do mar até 3.000 m, mas é incomum encontrá-los acima de 2.000 m.
Reprodução da águia-de-poupa
A águia-de-poupa é territorial e o macho exibe durante o namoro em que ele realiza mergulhos íngremes e também usa um vôo de exibição nivelado e balançante, eles chamam com frequência durante essas exibições.
A fêmea põe de 1 a 2 ovos e assume a maior parte do trabalho de incubação, a incubação dura 42 dias, pois ela incuba o macho que a alimenta.
O período desde a eclosão até o nascimento é de cerca de 53 dias, e os juvenis permanecem dependentes dos adultos por mais 2 a 3 meses.
Águia-de-poupa se reproduzem ao longo do ano se houver comida suficiente disponível. Eles também mantêm seus territórios de nidificação ao longo do ano, no entanto, as fêmeas deixaram o território durante a estação não reprodutiva.
Alimentação da águia-de-poupa
A águia-de-poupa alimenta-se principalmente de roedores como rato-da-cana, ratos vlei , rato-do-pântano africano e rato-do-campo .
Estado de conservação da águia-de-poupa
A população é estimada em dezenas de milhares com uma tendência de aumento da população. Novas áreas de habitat adequado estão sendo criadas para roedores devido à fragmentação do habitat e, portanto, sua fonte de alimento está aumentando, o que, como resultado, espera-se que cause uma tendência de crescimento populacional na águia-de-poupa.
Embora a águia-de-poupa seja listada como menos preocupante de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, a espécie ainda encontra ameaças. Isso inclui fragmentação e perda de habitat, envenenamento e acidentes com linhas de energia ou veículos.