Águia-filipina ( Pithecophaga jefferyi ) é uma ave muito grande e poderosa da família Accipitridae que pertence ao gênero Pithecophaga.
A águia filipina é endêmica das Filipinas e habita florestas tropicais primárias , florestas secundárias e florestas de galeria lá .
A principal dieta da águia filipina são os mamíferos arbóreos, mas também come outros mamíferos, pássaros maiores e répteis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Devido à destruição e caça persistente e rápida do habitat, a águia filipina está criticamente ameaçada de acordo com a IUCN . Com grande incerteza, o estoque total é estimado em torno de 90 a 250 pares, com um máximo de 340 pares.
Características do águia-filipina
As águia-filipina são poderosas aves de rapina com um bico notavelmente alto, mas muito estreito, uma crista ereta, longa e frouxamente desgrenhada e asas relativamente curtas, mas muito largas.
A cauda é bastante longa e quase reta na ponta, as pernas são comparativamente curtas, mas, como os dedos, são extremamente fortes. O Tarsometatarsi são em grande parte sem penas.
Além disso a espécie é semelhante em hábito aos açores e gaviões ( Accipiter ). O comprimento do corpo é de 90 a 100 cm, a envergadura é de 184 a 202 cm e o peso é de 4,7 a 8,0 kg.
Os sexos não diferem na coloração, mas as fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos. Mais detalhes sobre a extensão deste O dimorfismo sexual não foi relatado até agora.
As aves adultas são quase uniformemente marrons em toda a superfície superior. A plumagem traseira e as coberturas das asas superiores são contornadas em bege ou creme de espessura variável. Os pinhões são mais escuros e mais castanho-escuros na ponta.
O lado superior também penas da cauda marromtêm uma haste branca bem definida e mostram três a quatro faixas escuras indistintas, uma faixa subterminal larga e uma ponta branca estreita. O crânio, capuz e pescoço são bege com longas listras pretas.
A região das rédeas é cinza escuro, da área ao redor dos olhos até a parte superior da garganta, as penas têm finas linhas pretas sobre um fundo bege.
Habitat da águia-filipina
A águia-filipina é endêmica das Filipinas e é encontrada no leste de Luzon , Samar , Leyte e Mindanao . O tamanho da área de distribuição total é estimado em cerca de 146.000 km².
As águia-filipina habitam florestas tropicais primárias dominadas por plantas frutíferas aladas (Dipterocarpaceae), especialmente em terreno montanhoso, bem como florestas secundárias e florestas de galeria . A espécie ocorre em altitudes de 0 a 1800 m.
Reprodução da águia-filipina
Durante a época de acasalamento, o macho também vocaliza intensamente no ninho e também entrega a presa para a fêmea ali presente.
Os ninhos são construídos principalmente na maior árvore da área, a emergente , que se eleva sobre o dossel , a uma altura de até 45 M. A árvore Eyrie costuma estar a menos da metade de uma encosta em um vale muito profundo.
A postura ocorre em Mindanao no período do final de setembro ao início de dezembro, em Luzon de meados de dezembro a meados de janeiro, de acordo com observações individuais.
O período de incubação é de 58 a 60 dias, com a fêmea incubando a maior parte do tempo. Em uma ninhada intensamente observada em Mindanao, a proporção de fêmeas foi de 74%, e a fêmea quase sempre chocava à noite.
Alimentação da águia-filipina
A comida principal são os mamíferos, em Mindanao especialmente planadores filipinos ( Cynocephalus volans ) e civetas americanas ( Paradoxurus hermaphroditus ).
Canto da águia-filipina
As chamadas são descritas de várias maneiras, como lamentos de som estranho ou assobios longos, suaves ou agudos como “whiiiiiiiuh” que geralmente aumentam de tom, mas ocasionalmente diminuem.
Os machos são muito vocais durante o namoro. Os pássaros jovens suplicantes emitem uma série conspícua e de longo alcance de chamados agudos e pontiagudos.