A águia marinha de steller (Haliaeetus pelagicus) é uma grande ave de rapina da família Accipitridae, conhecido como pipargo-gigante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta espécie é a maior ave no gênero Haliaeetus e uma das maiores aves de rapina do mundo.
A águia marinha de steller é na verdade uma espécie muito antiga e alguns ossos foram encontrados há cerca de 30 milhões de anos que são muito semelhantes aos ossos equivalentes nestas águias.
Origem
A águia marinha de steller é originário da Ásia Oriental.
Características da águia marinha de steller
A águia marinha de steller é uma ave que mede entre 87 e 105 cm de comprimento, com envergadura de até 2,4 metros, e chega a pesar mais de 9 kg quando adulto.
Além disso, esta águia possui principalmente penas castanhas escuras, acompanhada de uma cauda, ombros, coxas e uma testa branca.
Reprodução da águia marinha de steller
Ninhos de águia marinha de steller são construídos no alto de árvores mortas ou abertas perto de rios ou em penhascos rochosos, até 100 pés (30 metros) acima do solo.
Os ninhos maciços que a águia marinha de steller constroem às vezes contêm 400 ou mais ramos grandes.
Os ninhos raramente são construídos longe da costa, o que coloca as águias nas proximidades dos peixes que compõem a maior parte de sua dieta
Esses locais abertos dão às aves acesso fácil aos seus ninhos.
Normalmente, um par de águia retorna ao mesmo ninho a cada ano e adiciona um pouco mais a ele para se preparar para a embreagem da estação.
Mas os pares de águia marinha de steller às vezes constroem e supervisionam mais de uma árvore e escolhem qual deles usar em cada primavera.
Alimentação
Como a maioria das águias, a águia marinha de steller caça peixes quase que exclusivamente em águas rasas.
Além de peixes, ele também caçam aves aquáticas (incluindo patos, gansos, cisnes, grous, garças e gaivotas), mamíferos diversos, caranguejos, mexilhões, lulas e carniça.
Habitat
Acredita-se que a águia marinha de steller se reproduz apenas no extremo leste da Rússia, ao longo das costas e ilhas vizinhas do Mar de Okhotsk e do Mar de Bering.
Além disso, ela é mais comum na península de Kamchatka, a cada inverno, ela migra de seus locais de reprodução para o Japão, e algumas chegam à Coreia ou até mais longe.
Outros indivíduos não migram, mas simplesmente se mudam para águas abertas quando o inverno se aproxima.
Canto da águia marinha de steller
A águia marinha de steller faz um grito alto, durante a época de reprodução, eles fazem chamadas que soam como gaivotas muito altas.
Para ouvir o canto basta clicar no botão play.
Fotos da águia marinha de steller
Ameaça
A águia marinha de steller é uma espécie vulnerável e receberam proteção legal completa na Rússia, o único lugar que cria, e no Japão, onde sobreviveu.
Apesar dessas proteções, o comportamento humano continua prejudicando a população de águia-marinha remanescente.
Na Rússia, a Steller está perdendo seu habitat por causa do desenvolvimento de projetos de energia hidrelétrica e extração de madeira nas áreas florestais onde eles se aninham.
Os rios onde a águia marinha de steller está, estão sendo contaminados por produtos químicos das indústrias locais.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Cardeal.