Aves de Rapina

Águia-rabalva: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 13/03/2023
habitat da aguia-rabalva

Águia-rabalva (Haliaeetus albicilla) é uma ave de rapina da família Accipitridae que pertence ao gênero do Haliaeetus.

As águias-de-cauda-branca habitam as paisagens ricas em água da Eurásia , da Groenlândia ao Pacífico . Alimentam-se predominantemente de peixes , aves aquáticas e carniça .

aguia-rabalva
aguia-rabalva

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A espécie foi quase extinta na Europa central e ocidental devido à perseguição humana e ao envenenamento pelo inseticida DDT . Desde meados da década de 1980, a população em grandes partes da Europa voltou a aumentar.

Características da águia-rabalva

caracteristicas da aguia-rabalva
caracteristicas da aguia-rabalva

As águia-rabalva estão entre as maiores aves de rapina da Europa Central; no oeste do Paleártico apenas os abutres-negros ( Aegypius monachus ), os abutres-barbudos ( Gypaetus barbatus ) e os abutres-grifos ( Gyps fulvus ) são maiores.

Quando sentadas, as águias-de-cauda-branca são geralmente reconhecíveis, mesmo a grande distância, pelo seu tamanho, pelo corpo algo anguloso, muito forte e quase musculoso, pelo pescoço muito forte e comprido, pelo focinho grande e pelas pernas muito fortes .

A plumagem das águia-rabalva adultas é predominantemente marrom. A cabeça, o pescoço, a parte superior do tórax e a parte superior das costas são clareados para uma cor ocre amarelada. A protuberância branca é curta e em forma de cunha.

Em comparação com outras aves de rapina, o focinho é muito grande e forte e, como a cera, é amarelo claro. A íris dos olhos também é amarelo claro. As pernas são diferentes das da águia dourada ( Aquila chrysaetos) não emplumado até os dedos.

Em vôo, as águias de cauda branca na Europa Central dificilmente podem ser confundidas. Além do tamanho significativo, o pescoço alongado, longo e forte e as asas largas em forma de tábua, que são mantidas horizontalmente ao planar , são boas características distintivas.

Em altitudes mais altas, a protuberância branca geralmente é pouco visível, e o padrão de vôo é frequentemente descrito como “placa de andaime voador”. No vôo ativo, as enormes asas são balançadas para baixo e para cima.

Habitat da águia-rabalva

habitat da aguia-rabalva
habitat da aguia-rabalva

A distribuição da águia-rabalva se estende por uma ampla faixa nas zonas temperadas, boreais e árticas da Europa e Ásia, da Islândia , passando pela Irlanda , até Kamchatka e Japão . Além disso, a Groenlândia é povoada pela espécie.

Na Europa, a área de reprodução se estende de norte a sul, desde o extremo norte da Noruega até o norte da Grécia . Na Ásia Central, o limite norte da distribuição segue aproximadamente o limite norte da taiga , no sul o limite de distribuição está em Israel , Turquia , Iraque ,Irã e Cazaquistão .

A águia de cauda branca está ligada a grandes massas de água, ou seja, costas , grandes lagos e rios. No interior da Europa Central, as águias-de-cauda-branca são principalmente habitantes das “paisagens de florestas e lagos”.

Na Alemanha, as maiores densidades de assentamento são alcançadas na área de Müritz em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental e na Alta Lusácia na Saxônia .

Reprodução da águia-rabalva

reproducao da aguia-rabalva
reproducao da aguia-rabalva

As águia-rabalva constroem enormes ninhos de galhos. A cavidade do ninho é forrada com grama e musgo. Na Europa Central, as árvores antigas são usadas para ninhos, no norte da Alemanha principalmente faias , na Alemanha oriental principalmente pinheiros silvestres além da faia comum .

Os ninhos novos têm um diâmetro de cerca de 1,2 a 1,5 metros e uma altura de 50 a 80 centímetros, os ninhos antigos que são usados ​​há décadas podem ter um diâmetro de dois metros, uma altura de três a cinco metros e um peso de 600 quilos para alcançar.

Nas costas do norte da Europa, por exemplo, na Noruega, muitas águias de cauda branca se reproduzem em penhascos, em ilhas remotas e sem árvores também no solo. Muitos distritos têm um ou mais ninhos alternados, que são usados ​​alternadamente, muitas vezes ao longo de décadas.

Na Europa Central, a criação começa entre meados de fevereiro e meados de março. A ninhada consiste de um a três ovos brancos , o período de incubação é de cerca de 38 dias. As aves jovens atingem a fase de filhote após cerca de 75 dias e já podem voar curtas distâncias após 80 a 90 dias.

Alimentação da águia-rabalva

alimentacao da aguia-rabalva
alimentacao da aguia-rabalva

Em geral, dependendo da presa disponível e da situação, o whitetail é um predador , necrófago ou cleptoparasita que ataca peixes , aves pernaltas, mamíferos e também consome carniça . No Médio Dnieper, o peixe representa cerca de 80% de suas presas.

Canto da águia-rabalva

As águia-rabalva adultas vocalizam principalmente durante o período de nidificação no território de nidificação. O grito alto consiste em uma série de 15-30 sons estridentes curtos, que a ave emite em um ritmo acelerado e um aumento gradual do tom, que pode ser transmitido como “cloo-cloo-cloo-cloo” ou “kra-kra- kra-kra”.

Quando ele grita enquanto está sentado, ele estica um pouco o pescoço para a frente e levanta a cabeça. Gritos no ar também, pairando a uma altura considerável. Perturbado perto de um ninho com ovos ou filhotes, emite um grito curto e agudo .

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/03/Canto-da-aguia-rabalva.mp3?_=1
canto da aguia-rabalva
canto da aguia-rabalva
Sair da versão mobile