Águia-sem-rabo ( Terathopius ecaudatus ) é uma espécie de ave de rapina da subfamília das águias-cobreiras que pertence ao gênero dos Terathopius.
Os águia-sem-rabo são geralmente de cor preta com uma cor castanha no manto, bem como na garupa e na cauda. Os adultos também têm manchas cinzas nas bordas dianteiras das asas (que se estendem até os secundários nas fêmeas) com vermelho brilhante em suas ceras e pés.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os adultos também apresentam grandes coberturas brancas, contrastando com os remiges pretos nos machos, manchas cinzas nas primárias sob as asas e nas pontas das asas pretas.
Características da águia-sem-rabo
O águia-sem-rabo é uma espécie colorida com uma cauda muito curta ( ecaudatus é latim para sem cauda) que torna o voo inconfundível da ave.
O macho adulto tem 60 a 75 cm de altura e 175 cm de envergadura. Ele tem penas pretas , exceto pelo manto e cauda marrons , ombros cinzas e pele vermelha do rosto, bico e pernas.
A fêmea é semelhante ao macho, mas onde o macho tem penas pretas, a da fêmea é cinza. Os pássaros jovens são marrons com manchas brancas e têm a pele facial cinza-esverdeada. Leva de sete a oito anos para um galo da montanha atingir a maturidade .
Habitat da águia-sem-rabo
A águia-sem-rabo vive amplamente na África subsaariana , mas sempre evita florestas tropicais densas, preferindo viver em locais abertos, como savanas .
Reprodução da águia-sem-rabo
A fêmea põe um único ovo que incuba por 42 a 43 dias. Leva mais 90 a 125 dias antes que o filhote esteja pronto para voar.
as águia-sem-rabo ficam com seus companheiros por toda a vida e continuam a usar o mesmo ninho por vários anos. Aves sem parceiros (presumivelmente de uma primeira ninhada) às vezes ajudam no ninho.
Alimentação da águia-sem-rabo
A presa da águia-sem-rabo são principalmente outras aves, como pombos ou pequenos mamíferos . Os galos da montanha também comem carniça.
Canto da águia-sem-rabo
Águia-sem-rabo são geralmente silenciosos durante grande parte do ano. A chamada principal, proferida seja empoleirada ou em exibição aérea, ou quando pirateando de outras aves de rapina, é um schaaaa-aw alto e estridente de longe .
Eles também podem vocalizar de maneira semelhante durante o namoro. Alternativamente, as chamadas de bateleur podem consistir em chamadas de latidos ressonantes, kow-aw .
O latido pode ser acompanhado por asas meio abertas e sacudidas do corpo para cima e para baixo ou também pode ser pronunciado em vôo, este último de maneira semelhante à de uma águia pesqueira .
As exibições de distração às vezes são acompanhadas por conversas de latidos moderados, ka-ka-ka-ka …. Um chamado não muito diferente de kau-kau-kau-koaagh-koaggh foi descrito como dado por pássaros empoleirados.