Agulha-sombria (Brachygalba salmoni) é uma especie de ave da família dos Galbulidae que pertence ao gênero dos Brachygalba.
A IUCN avaliou o jacamar de dorso escuro como sendo de menor preocupação. É escasso em geral, mas localmente comum em sua pequena distribuição, embora ” tolere, ou talvez até prefira, um certo grau de perturbação do habitat”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do agulha-sombria
O agulha-sombria tem 16,5 a 18 cm de comprimento. Os machos pesam 18,5 g (0,65 onças) e as fêmeas 16 g (0,56 onças).
As partes superiores, o peito e os flancos do macho são pretos esverdeados escuros que parecem azulados quando usados.
Suas bochechas são fuliginosas, a garganta branca ou esbranquiçada e a barriga e o peito canela. A fêmea é semelhante, mas sua garganta é amarelada.
Habitat do agulha-sombria
Habita floresta primária e secundária úmida . É encontrada nas bordas, como em clareiras e ao longo de riachos, e não no interior da floresta. Em altitude, varia até 700 m.
Distribuição geográfica
O agulha-sombria é encontrado na província de Darién , no Panamá , e nos departamentos adjacentes e próximos do norte de Chocó , norte de Antioquia e sul de Córdoba , na Colômbia.
Há também uma população isolada no norte do Departamento de Bolívar , na Colômbia, que já foi considerada uma subespécie.
Reprodução do agulha-sombria
Embora se presuma que o agulha-sombria nidifica em tocas em bancos de terra, não há documentação de sua fenologia reprodutiva.
Aves em condições de reprodução foram observadas durante janeiro e fevereiro na Colômbia.
Alimentação do agulha-sombria
O agulha-sombria ataca uma variedade de insetos voadores que captura voando de um poleiro. Muitas vezes pousa e caça em pares ou em pequenos grupos familiares.
Canto do agulha-sombria
O agulha-sombria tem um canto complexo. Seu chamado é descrito como um “‘doce’ ou ‘pés’ flexionado para cima… às vezes expandido para… uma série mais longa”.