Albatroz-de-cauda-curta: características, reprodução, alimentação, comportamento e ameaças
Albatroz-de-cauda-curta (Phoebastria albatrus) é uma ave marinha do Pacífico Norte, pertencente a família Diomedeidae, conhecido também como albatroz-de-steller.
Embora aparentado com outros albatrozes do Pacífico Norte, do mesmo género a que pertence, apresenta algumas características comportamentais e morfológicas que o aproximam dos albatrozes do Oceano Antártico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do albatroz-de-cauda-curta
O albatroz-de-cauda-curta pode medir cerca de 90 centímetros de altura e pesar cerca de 10 quilos quando adulto.
Esta espécie muda de cor à medida que envelhece; pois tem plumagem marrom-escura ao nascer e quando jovem, e à medida que amadurece as penas são mais brancas ou mais douradas.
Tanto o pescoço quanto o peito são de cor bege, chamando a atenção para o enorme bico quadrado rosa.
Uma maneira de determinar a idade de um espécime é olhando para o bico, pois os espécimes mais velhos têm uma borda azulada.
Reprodução do albatroz-de-cauda-curta
O albatroz-de-cauda-curta geralmente se reproduz aos 10 anos de idade, ele põe uma ninhada de um ovo de cor creme com manchas vermelhas, principalmente na extremidade romba do ovo.
Geralmente os ovos medem 116 por 74 milímetros (4,6 pol. × 2,9 pol.) ele é incubado por cerca de 65 dias e ambos os sexos incubam os ovos.
Alimentação
A alimentação desta ave inclui lula, camarão, ovos de peixe-voador, pequenos peixes e crustáceos.
Comportamento
Um fato interessante sobre seu comportamento é que eles se reúnem em colônias uma vez por ano, apenas para o momento de chocar o único ovo que cada casal possui. Que dura mais de dois meses e os adultos podem se reproduzir após cinco ou seis anos de vida.
Ameaças
A caça comercial de albatrozes de cauda curta no Japão começou por volta de 1885, a empresa Tamaoki era a responsável pela exportação das penas, e quando perceberam que quase não havia pássaros por perto, resolveram também capturar aqueles que viviam nas ilhas vizinhas.
Outras empresas fizeram o mesmo nas ilhas havaianas, as críticas sobre como os japoneses estavam matando essas aves logo chegaram aos ouvidos de compradores e governos.
Em 1903, as autoridades havaianas proibiram a caça no território e até declararam essa ave como propriedade marinha nacional.
No entanto, eles continuaram a caçar em outros lugares. Em 1930, restavam apenas 2.000 dessas aves no Japão e a espécie foi declarada ameaçada de extinção.
Graças ao diretor do Instituto Ornitológico Yamashina, a Ilha Torishima foi declarada área protegida em 1933; o que impediu a continuação do massacre.
Fotos do albatroz-de-cauda-curta
Habitat
O albatroz-de-cauda-curta habita no norte do Oceano Pacífico; embora ele também possa ser visto no leste da Rússia e até mesmo no Alasca.
Distribuição geografica
O albatroz-de-cauda-curta pode ser encontrado em Torishima (Japão) e nas ilhas Senkaku e Minami-Kojima, na China e no Japão.