Alcaravão-comum (Burhinus oedicnemus) é a espécie do norte da família Burhinidae, conhecido como alcaravão. Além disso, esta é uma ave pernalta migratória de plumagem acastanhada e com cerca de 40 cm de comprimento, que habita estepes e prados secos afastados da água.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é desconfiada, tendendo a esconder-se, escondendo-se facilmente pela sua mimética plumagem castanha agachada no chão dos terrenos expostos, pedregosos ou arenosos onde vive.
Características da alcaravão-comum
A alcaravão-comum é uma ave pernalta de tamanho médio com forte bico amarelo e preto, grandes olhos amarelos que lhe conferem uma aparência “réptil” e plumagem marrom-clara estriada.
Esta ave também tem 5 cm de altura e sua plumagem é marrom claro com listras pretas no topo e no peito.
As asas mostram claramente uma faixa horizontal branca com uma borda preta, e em vôo outra faixa alar e manchas brancas nas asas anteriores são visíveis, além de um padrão facial complexo com listras marrons e brancas, as pernas são longas e amarelas e o olhos.
Habitat
A alcaravão-comum habita em locais abertos, charnecas secas com áreas de areia e pedras.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente de insetos e outros pequenos invertebrados, podendo também comer lagartos e até ratos.
Canto da alcaravão-comum
O canto da alcaravão-comum possui som sonoros e aflautados são escutados sobretudo durante a noite, podendo fazer lembrar os de um maçarico-real ou de um ostraceiro.
Além disso, esta espécie canta com gritos isolados, principalmente de passagem.
Distribuição geografica
A alcaravão-comum pode ser encontrado na Inglaterra, Península Ibérica, Canárias
e Mauritânia até ao centro da Ásia e Indochina, apresenta área de invernada descontínua, na zona do Sahel, África Oriental e Arábia.