Alcatraz comum ( Larus marinus) é uma gaivota de grandes dimensões da família Larinae o também conhecidas como toba, mergulhão, mambembo, mumbebo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta espécie de ave marinha da família dos gansos, é encontrada apenas na costa do Pacífico americano nos trópicos.
Ela habita as costas existentes do Peru ao Golfo da Califórnia, além das Ilhas Galápagos, onde são espécies protegidas, e estima-se que vivem cerca de 40.000 aves.
Devido à sua originalidade, tornou-se um ícone das Galápagos e tem até um dia mundial que é comemorado em 17 de junho de cada ano, usando meias azuis.
Características do alcatraz comum
As aves adultas de alcatraz pesam entre 3 e 4 quilos. Podem medir até 100 cm e suas asas longas e estreitas podem atingir uma envergadura de 180 cm.
Sua plumagem é branca com as pontas das asas escuras.
A cabeça e os lados do pescoço têm uma coloração amarela. Ao redor do olho, eles têm uma área estreita de pele negra nua que lhes dá uma expressão facial característica.
Os quatro dedos das pernas são unidos por uma membrana de natação, o dimorfismo sexual é dificilmente perceptível.
Alcatraz comum têm uma coloração escura, mas depois de duas semanas elas são cobertas com uma penugem branca que depois será misturada com penas de castanheiro.
Eles não têm orifícios externos no nariz, mas eles têm orifícios nasais secundários que podem se fechar quando estão dentro da água.
O esterno é muito forte e pode proteger as entranhas do golpe contra a água quando mergulham na pesca, altura em que podem atingir os 100 km / h.
Reprodução do alcatraz comum
O alcatraz comum nidifica no verão nas costas do Atlântico Norte das regiões subpolares.
Eles se reúnem em colônias de mais de vinte mil casais reprodutores, onde eles fazem ninhos em conjunto com algas e plantas marinhas.
Eles colocam apenas um ovo branco-azulado que incuba entre 42 e 46 dias, cercando-o com as membranas de natação, muito bem irrigado.
Os adultos alimentam os filhotes por 11 ou 12 semanas e depois, eles vão deixar o ninho para planejar o mar.
Os jovens não são capazes de voar com facilidade, mas podem passar até 2 ou 3 semanas sem comer, graças às suas reservas de gordura.
Alimentação
O alcatraz comum se alimenta de peixes, invertebrados e animais marinhos como crustáceos.
Canto do alcatraz comum
Para ouvir o canto da alcatraz basta clicar no botão play.
Habitat
O alcatraz comum é distribuído em ambas as costas do Atlântico Norte.
Eles só posam em terra para nidificar nas falésias da costa e ilhas do Atlântico Norte.
Durante o inverno eles também podem ser vistos no Mediterrâneo ocidental.
Comportamento
O alcatraz forma casais monogâmicos, ou seja, o mesmo casal mantém-se junto por diversas épocas de acasalamento, ou mesmo durante toda a vida.
Além disso, eles constroem os seus ninhos com um amontoado de algas marinhas e efetuam uma postura por ano entre os meses de Abril a Junho.
Estas aves colocam apenas um ovo de cor branca e o período de incubação é de 43-45 dias.
Contudo, as crias nascem cobertas de penugem e requerem muitos cuidados parentais, eles efetuam o seu primeiro voo às 14 semanas.
Ameaças
Atualmente, as populações comuns de Alcatraz gozam de boa saúde, tendo recuperado de um declínio acentuado devido à caça humana.
Esta espécie tem vida longa e uma taxa reprodutiva muito baixa, como a maioria das aves marinhas pelágicas, tornando-as muito vulneráveis.
Suas ameaças, além de seus predadores naturais, são a superexploração da pesca deixando-os em grande número barragens , redes de pesca, palangres de superfície e derrames de petróleo.
Fotos da alcatraz comum
Onde encontrar o alcatraz comum
O alcatraz comum pode ser encontrado toda a costa portuguesa, sendo facilmente detectado a partir de terra.
Além disso, ele pode ocorrer durante todo o ano, sendo as melhores épocas de observação os picos de passagem migratória em Outubro e Março.
Parece ser igualmente abundante a norte e a sul, ocorrendo por vezes muito próximo da costa.