Aves

Alvéola branca: características, reprodução, habitat e alimentação

Por Alan Costa, em 11/01/2023
alveola branca

Alvéola branca ( Motacilla alba ) é um pequeno passeriforme da família Motacillidae que pertence ao genero dos Motacila.

A espécie se reproduz em grandes partes da Europa e Ásia paleártica e partes do norte da África. Ele tem apoio como um pequeno criador no Alasca.

Vive em partes mais amenas de seu território, mas migra para a África. Na Irlanda e na Grã-Bretanha, uma subespécie mais escura, o falcão de asas brancas ou falcão d’água (M. a. yarellii) domina; também é chamado de Willie motacillo na Irlanda.

alveola branca
alveola branca

Diferente da Rhipidura leucophrys australiana com o mesmo nome comum. Há um total de 9-11 subespécies de M. alba.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O alvéola branca é uma ave insetívora que vive ao ar livre, frequentemente perto de áreas residenciais e corpos d’água. Para alimentação, prefere áreas nuas onde possa ver e avistar suas presas.

Em áreas urbanas, adapta-se ao forrageamento em áreas pavimentadas, como estacionamentos. Aninha-se nas fendas das paredes de pedra e estruturas naturais e artificiais semelhantes.

Características da alvéola branca

caracteristicas da alveola branca
caracteristicas da alveola branca

A alvéola-branca é uma ave esguia, de 16,5 a 19 cm de comprimento (as subespécies do Leste Asiático são mais longas, medindo até 21 cm .

Com a característica cauda longa e constantemente abanada de seu gênero. Seu peso médio é de 25 g (0,88 onças) e a expectativa de vida máxima na natureza é de cerca de 12 anos.

Existem várias outras subespécies, algumas das quais podem ter surgido devido ao isolamento geográfico parcial, como a forma residente britânica e irlandesa, a alvéola M. a. yarrellii. que agora também se reproduz em áreas adjacentes do continente europeu vizinho.

A alvéola malhada, batizada em homenagem ao naturalista William Yarrell , troca a cor cinza da forma nomeada por preto (ou cinza muito escuro nas fêmeas), mas é idêntica em seu comportamento.

Reproduçao da alvéola-branca

reproducao da alveola branca
reproducao da alveola branca

A alvéolas brancas é monogâmico e protege os criadouros. Para a maioria, a época de reprodução é de abril a agosto, e a temporada começa no norte.

Ambos os sexos são responsáveis ​​pela construção do ninho, o macho inicia a construção do ninho e a fêmea finaliza o processo.

Põe cerca de três a oito ovos, sendo o número usual de quatro a seis. Os ovos são de cor creme, geralmente verde-azulado ou turquesa e marrom-avermelhado forte; Seu tamanho médio é de 21 mm × 15 mm.

Ambos os pais incubam os ovos, embora geralmente a fêmea incube por mais tempo e incuba à noite. Os ovos começam a eclodir após 12 dias (às vezes até 16 dias).

Ambos os pais alimentam os filhotes por 12-15 dias até a eclosão, e os filhotes são alimentados por mais uma semana após o nascimento.

Habitat da alvéola branca

habitat da alveola branca
habitat da alveola branca

Esta espécie nidifica em toda a Eurásia até às latitudes 75°N, estando apenas ausente no Árctico em zonas onde a isoterma de Julho é inferior a 4°C. Também se reproduz nas montanhas do Marrocos e no oeste do Alasca .

Ocupa uma ampla gama de habitats, mas está ausente dos desertos. As alvéolas-brancas são residentes nas partes mais amenas de sua distribuição, como a Europa Ocidental e o Mediterrâneo , mas migratórias em grande parte do resto de sua distribuição.

Os criadores do norte da Europa passam o inverno no Mediterrâneo e na África tropical e subtropical, e os pássaros asiáticos se mudam para o Oriente Médio , Índia , e Sudeste Asiático . Aves da população norte-americana também invernam na Ásia tropical.

Alimentação da alvéola branca

alimentacao da alveola branca
alimentacao da alveola branca

A composição exata da dieta das alvéolas brancas varia de acordo com o local, mas insetos terrestres e aquáticos e outros pequenos invertebrados formam a maior parte da dieta.

Comportamento

A composição exata da dieta das alvéolas brancas varia de acordo com o local, mas insetos terrestres e aquáticos e outros pequenos invertebrados formam a maior parte da dieta.

Eles variam de besouros , libélulas , pequenos caracóis, aranhas, vermes, crustáceos a larvas encontradas em carcaças e, mais importante, moscas . Pequenos peixes fritos também foram registrados na dieta.

A alvéola branca é um tanto incomum nas partes de sua distribuição onde não é migratória, pois é uma ave insetívora que continua a se alimentar de insetos durante o inverno (a maioria das outras aves insetívoras em climas temperados migra ou muda para mais matéria vegetal).

Estado de conservação da alvéola branca 

alveola branca
alveola branca

Esta espécie tem um grande alcance, com uma extensão estimada de mais de 10 milhões de quilômetros quadrados (3,9 milhões de milhas quadradas). O tamanho da população é entre 130 e 230 milhões.

As tendências populacionais não foram quantificadas, mas acredita-se que a espécie não se aproxime dos limites para o critério de declínio populacional da Lista Vermelha da IUCN (ou seja, declínio de mais de 30% em dez anos ou três gerações).

Sair da versão mobile