Início » Aves » Alvéola- citrina: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

Alvéola- citrina: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

canto da alveola- citrina 

A alvéola- citrina Motacilla citreola ) é uma espécie de passeriforme da família das Motacillidae que pertence ao gênero Motacilla.

A viva coloração amarelo-citrico da cabeça na plumagem reprodutiva dá -lhe o nome . A área de distribuição da espécie se estende da Europa Oriental, noroeste e centro da Sibéria ao sul através da Ásia Central até o Himalaia.

Habita pastagens abertas e não é incomum encontrá-lo perto da água. A alvéola citrina é uma ave migratória encontrada principalmente no subcontinente indiano , mas também em outras partes do sul da Ásiahiberna.

alveola- citrina 
alveola- citrina

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Ao longo do século 20, a espécie mudou seu limite de distribuição ocidental cada vez mais para a Europa Central, e desde a década de 1990 houve os primeiros registros isolados de reprodução aqui. A alvéola-citrina não está ameaçada.

Características da alvéola- citrina 

caracteristicas da alveola- citrina 
caracteristicas da alveola- citrina

A alvéola-citrina é marginalmente maior e ligeiramente mais longa do que uma alvéola- amarela , com um comprimento de corpo de 17–18 cm e um comprimento de cauda de 6,5–8,0 cm .

O comprimento da asa é entre 80 e 90 mm. O bico fino tem entre 6 e 19 mm de comprimento, enegrecido e às vezes cinza claro a cor de carne na base inferior. Pés e pernas são enegrecidos.

A íris é marrom escura em aves adultas e marrom acinzentada em animais mais jovens. Os sexos diferem relativamente claramente no vestido de verão, no vestido simples , que dificilmente difere do vestido de verão da mulher, apenas ligeiramente.

O macho da forma nominal mostra uma cabeça cor de citrico viva na plumagem reprodutiva . Apenas algumas aves têm uma coloração cinza na parte traseira da cabeça e nas tampas das orelhas.

A coloração amarela continua na parte inferior e esbate-se em esbranquiçada em direção às coberturas infracaudais brancas.

Uma faixa preta, geralmente com cerca de 1 cm de largura, de extensão variável, percorre o pescoço até as laterais da parte superior do tórax. Na parte superior é claramente separado, na parte inferior corre para a coloração cinza média das costas.

Reprodução da alvéola-citrina

reproducao do alveola- citrina 
reproducao do alveola- citrina

A época de reprodução começa no norte da cordilheira entre meados de maio e final de junho, no sul entre o final de abril e o início de maio. Geralmente ocorre uma ninhada anual, ocasionalmente uma segunda.

Assim como a alvéola-amarela, a alvéola-citrina costuma nidificar em colônias soltas, com espaçamento entre ninhos variando de 13,5 a 64,0 m. O ninho é construído principalmente em locais úmidos a alagados em juncos velhos ou ninhos de junco.

A tigela bem construída de folhas finas de grama é esparsamente alinhada nas regiões do sul, mas é bem acolchoada com pêlos e penas de animais na tundra. Mede 11-13 cm de diâmetro e 5-8 mm de altura.

A calha tem 5,5-8,0 cm de largura e 3-4 cm de profundidade. A ninhada consiste em 4-5, mais raramente 6 ovos redondos ovais, ligeiramente brilhantes, que são tão finamente manchados de cinza ou marrom claro em um fundo bege ou acinzentado que que pareçam monocromáticos.

Habitat da alvéola-citrina

habitat da alveola- citrina 
habitat da alveola- citrina

As necessidades de habitat da alvéola-citrina são semelhantes às da alvéola-amarela, com a qual é frequentemente encontrada nos mesmos criadouros, mas a espécie também ocorre em locais muito húmidos e densamente vegetados.

No norte de sua área de distribuição, a alvéola-citrina habita a tundra arbustiva de bétula anã , amieiro e salgueiro . Na Rússia, a espécie habita prados de junco com salgueiros espalhados e campos de esgoto .

Nas regiões de estepe da Ásia Central, ocorre frequentemente em planícies aluviais em bacias de lagos, onde gosta de ocupar canaviais abertos e ricamente estruturados.

Alimentação da alvéola-citrina

A dieta da alvéola-citrina é composto predominantemente por insetos e outros artrópodes , pequenos caracóis e vermes .

Canto da alvéola-citrina

canto da alveola- citrina 
canto da alveola- citrina

O chamado da alvéola é um tsriep agudo e ligeiramente áspero , que é mais áspero do que o chamado equivalente da alvéola-amarela. É continuamente repetido como uma chamada de alarme perto do ninho.

Há também uma chamada de contato mais suave, descrita como tslie .A música se baseia nos chamados típicos da espécie e é bem diferente individualmente.

Geralmente consiste em frases curtas que começam com uma sílaba forte seguida por duas ou três sílabas mais suaves, como tzschierip tschererrie … tzschierip tschererrie . Existem variantes tagarelas, muito variáveis ​​e monótonas, rítmicas em diferentes velocidades.

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.