Alvéola de madagascar: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Alvéola de madagascar ( Motacilla flaviventris ) é uma especie de ave da família dos Motacillidae que pertence ao gênero dos Motacila.
endêmica de Madagascar e que habita principalmente áreas abertas perto da água, mas também dentro de florestas, na paisagem cultivada e perto de assentamentos. A espécie monotípica é classificada como não ameaçada pela IUCN .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da alvéola de madagascar
Com um comprimento de corpo de cerca de 19 cm, a alvéola de madagascar tem aproximadamente o mesmo tamanho que uma alvéola . O bico é enegrecido, as patas são cinza escuro e a íris é marrom.
Nos machos, uma faixa estreita e branca acima dos olhos se destaca da coloração cinza da cabeça e do pescoço. A faixa da barba , as rédeas e uma faixa larga nos olhos que termina atrás do olho são pretas. Há um meio anel estreito e branco sob o olho.
As coberturas das orelhas são esbranquiçadas e esbranquiçadas. A parte inferior é branca no queixo e na garganta e tem uma coloração amarelo-limão vívida na barriga e nos flancos.
Uma forte faixa preta no peito corre até as laterais do pescoço, onde se funde com a faixa da barba. A parte superior é cinza e tem uma cor levemente verde oliva na garupa e na parte superior da cauda.
A plumagem das asas é marrom-escura com bases brancas nas asas e bordas brancas nas penas do guarda-chuva. As pontas brancas das grandes coberturas dos braços formam uma faixa indistinta na asa. Das penas de controle pretas , apenas o par externo é branco.
Habitat da alvéola de madagascar
A alvéola de madagascar é encontrada preferencialmente em todos os tipos de corpos d’água, como lagos, rios e viveiros de peixes, pântanos e arrozais, bem como no litoral.
Longe da água, ocorre em clareiras florestais, em paisagens culturais abertas e em áreas de vilas e assentamentos urbanos. A faixa de altitude se estende até cerca de 2.600 m.
Reprodução da alvéola de madagascar
A época de reprodução ocorre entre agosto e novembro e há duas ninhadas anuais. As aves deste ano das ninhadas anteriores aparentemente participam na alimentação das segundas ninhadas.
O ninho geralmente é construído na parte baixa de arbustos, em forquilhas de galhos, em fendas de rochas, sob telhados e muitas vezes perto da água. É uma estrutura robusta que contém uma tigela feita de pequenos galhos, talos e musgo e é acolchoada com um material mais fino.
A ninhada geralmente consiste em 3-4, raramente dois ovos, que são incubados por ambos os pais. O período de filhotes é entre 15 e 16 dias, ambos os sexos se alimentam.
Alimentação da alvéola de madagascar
A dieta da alvéola de madagascar consiste principalmente de insetos e aranhas. Lagartas e borboletas, insetos e pequenos lagartos são alimentados no ninho.
Canto da alvéola de madagascar
A música executada durante a espera ou em um voo cantado é um trie-trieoh melódico , semelhante ao chamado, mas não tão áspero. Geralmente é repetido várias vezes e é seguido por sons melódicos e assobiados.
Também foi descrita uma música um pouco mais complexa, que provavelmente veio de um homem. A chamada (exemplo de áudio) é um tri tri-u um tanto áspero , que muitas vezes é repetido várias vezes e que às vezes é seguido por frases mais melódicas.