Anambé-branco-de-rabo-preto: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Anambé-branco-de-rabo-preto (Tityra cayana) é uma especie de ave da família dos Tityridae que pertence ao gênero Tityra.
As anambé-branco-de-rabo-preto foram colocadas na cotinga ou nas famílias dos papa-moscas tiranos (Cotingidae e Tyrannidae) por vários autores.
Mas o peso da evidência sugere fortemente que eles e seus parentes mais próximos são melhor separados como Tityridae ; a AOU, por exemplo, defende essa separação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do anambé-branco-de-rabo-preto
Este é um pássaro robusto de cauda curta com um longo bico com ponta de gancho; como outros tityras, tem uma nona pena primária vestigial peculiar. O anambé-branco-de-rabo-preto adulta tem 20–22 centímetros de comprimento e pesa 60–70 gramas.
O macho é branco opaco na parte superior e branco na parte inferior. As rectrizes , os remiges primários e secundários e um gorro que se estende até abaixo dos olhos são pretos; os remiges terciários são cinza prateado.
As fêmeas têm marrom escuro em vez de preto nas asas e na cauda e algum padrão marrom na cabeça, costas e parte inferior.
Em ambos os sexos, há uma mancha de pele nua rosa-avermelhada ao redor do olho, estendendo-se até o bico que é vermelho com uma ponta preta. A íris e os pés são escuros. A plumagem juvenil é desconhecida.
Habitat do anambé-branco-de-rabo-preto
Esta ave é encontrada durante todo o ano nas bordas da floresta, segundo crescimento e sombra de plantações no pantanal e cerrado , bem como na terra firme e na floresta de várzea , geralmente abaixo de 500 metros, mas ocasionalmente até 1.100 metros.
Distribuição geográfica
O anambé-branco-de-rabo-preto é encontrado na Guiana , Venezuela ao sul do Brasil , norte da Argentina e Bolívia .
Reprodução do anambé-branco-de-rabo-preto
Anambé-branco-de-rabo-preto vivem juntos em pares para reprodução. Ambos os parceiros constroem o ninho juntos na cavidade da árvore a uma altura de 12 a 35 metros acima do solo.
A fêmea põe 2 ovos branco-amarelados. A incubação leva 21 dias e é gerenciada apenas pela fêmea. O macho, por sua vez, fica atento aos inimigos próximos e avisa a fêmea do perigo com seus gritos.
Ambos os pais ajudam juntos na alimentação dos filhotes. Após 25 dias, os filhotes deixam o ninho. Há várias ninhadas por ano.
Alimentação do anambé-branco-de-rabo-preto
Embora alguns insetos grandes sejam capturados, eles são principalmente alimentados com pássaros jovens; os adultos são predominantemente frugívoros e dispersores localmente importantes de espécies como Meliacea e Cabralea canjerana.
Canto do anambé-branco-de-rabo-preto
Esta espécie tem uma chamada curta e vibrante, processada como ed , rek , urd ou wenk . Um duplo beeza-buzza e triplo semana, semana, semana também são dados. Ele chama com mais frequência em vôo do que quando empoleirado.